Acessibilidade
29 de julho de 2014 15:47

Alunos de Direito participam de simulação de atividades do Congresso em Brasília

Os alunos do Curso de Direito, Arthur Dyego, Hugo Leonardo e Tony Robson, participaram, de 21 a 25 de julho, em Brasília, do projeto Politeia, de ensino, pesquisa e formação política, centrado na simulação das atividades do Congresso Nacional.

O projeto se propõe a utilizar uma metodologia diferente e inovadora de ensino, onde o participante atua diretamente na construção de uma proposta de lei e a encaminha para apreciação dos colegas com base em processo semelhante ao do sistema legislativo adotado no Brasil. Tal método proporciona ao aluno não apenas a possibilidade de simular as principais decisões tomadas no País, mas também a oportunidade de compreender como funciona o Congresso Nacional e conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas da nação.

Os discentes apresentaram Projetos de Lei – PLs sobre a criação de um Sistema Nacional de Segurança, Compensação Ambiental e de Ressarcimento de imposto pago por turista estrangeiro “tax free”.

De acordo com Tony Robson, “a dinâmica é de simulação, mas bastante real e com participação de diversos estudantes do País inteiro”. O estudante contou ainda que “nos dois primeiros dias estávamos reunidos nas comissões temáticas da casa e nos dois últimos pudemos levar os PLs ao plenário. Em plenário, só foram votados cinco PLs e um deles foi nosso, o do Arthur que foi aprovado”, explicou.

O PL do discente Hugo, sobre o ressarcimento de impostos pagos por estrangeiros, de acordo com Robson, “foi levado pela consultoria da Câmara dos Deputados para que possa ser avaliado e proposto por ser um tema interessante”.  A participação dos alunos foi destaque no jornal que cobriu o evento.

Conheça o Politeia – Clique Aqui!

Destaque em jornal do Politeia – Clique Aqui!