Acessibilidade
10 de novembro de 2016 16:47

Alunos de Educação Física de Natal participam aula de campo na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão

Parceria existe há seis anos, através da disciplina “Práticas do Corpo, Movimento e Dança”.

Muito além de ser somente arte e excelência, a dança também é uma atividade das mais complexas. Todos os semestres, alunos dos cursos de Educação Física do Campus Natal fazem uma imersão no tema através de aulas de campo na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Edtam).

Realizada através da disciplina “Práticas do Corpo, Movimento e Dança”, ministrada pelo professor Sávio de Luna, a atividade é desenvolvida desde 2010 e somente no 2º semestre de 2016 contou com a participação de seis turmas dos Cursos. “Através dessa aula de campo os alunos têm contato com a cultura e com essa prática, que mexe com o todo o corpo e exige do dançarino de excelência a habilidade e a força da mesma forma que um atleta de alto rendimento”, explicou o professor.

Os alunos foram apresentados à complexidade e às especificidades do corpo humano. “Muitas vezes o aluno está condicionado apenas a ideia de práticas populares, como o futebol ou a musculação, mas elementos da dança e outras práticas alternativas desenvolvem a criatividade e isso pode ser um grande diferencial para o futuro educador físico”.

O resultado dessa parceria com a Edtam já resultou, inclusive, em trabalhos acadêmicos apresentados em congressos científicos da área, um deles abordando a aptidão física na dança.

As aulas de campo de 2016.2 ocorreram entre os dias 26/10 e 8/11, com alunos de bacharelado e licenciatura.