Acessibilidade
21 de agosto de 2015 18:38

Alunos de Enfermagem atuam durante Campanha de Vacinação em Mossoró

Em virtude do compromisso social com a população, alunos do curso de Graduação em Enfermagem e do curso Técnico de Enfermagem do PRONATEC da Universidade Potiguar – Campus Mossoró, atuaram durante o dia D da Campanha de Vacinação contra poliomielite, realizado nacionalmente no último sábado, dia 15 de agosto. A Campanha segue até o dia 31 de agosto, em diversas unidades de saúde.

Para atender a demanda, foi montada uma equipe com cerca de 80 pessoas da Universidade, entre coordenadores de estágio, professores, e estagiários da 10ª série. Das 7h às 18h, os estudantes e profissionais se dividiram entre oito unidades de saúde do município todas situadas em bairros populosos: UBSF Francisco Marques da Silva – no Bairro Alameda dos Cajueiros; UBSF Marcos Raimundo da Costa – Bairro Belo Horizonte; UBS Maria Soares da Costa – Alto de São Manoel; UBSF Dr. Chico Costa – Bairro Santo Antônio; UBSF Dr. Ildone C. de Freitas – Bairro Barrocas; UBSF Dr. Sueldo Câmara – Bairro Quixabeirinha; UBSF Dr. Cid Salém Duarte – Bairro Abolição IV e UBSF Dr. José Fernandes de Melo – Bairro Lagoa do Mato.

A participação dos alunos da UnP foi possível em virtude de uma parceria entre a Instituição de Ensino e a Secretaria Municipal de Saúde. “Todas as unidades onde estivemos no sábado ficaram lotadas. Tanto para a vacinação contra pólio, como também para colocar em dia as vacinas e os cartões que estavam atrasados. Além desse apoio, a sala de vacinas da Clínica Integrada da Saúde do Campus Mossoró tem sido um suporte para vacinação na cidade. Por essas diversas questões estamos empenhados no sucesso dessa campanha” Relata o Professor Wanderley Fernandes da Silva, Coordenador Acadêmico da Escola da Saúde no Campus Mossoró e também do Curso de Enfermagem.

Segundo a SMS, a meta estabelecida era vacinar 17.000 crianças, aproximadamente 6.000 doses. No dia “D” foram realizadas pouco mais de 8.500 mil doses, o que superou a meta inicial em cerca de 55%. Esse dado revela que a contribuição da UnP foi muito significativa. O Professor Wanderley lembra que “na Clínica Integrada da Saúde já são realizados todos os tipos de vacina da rede pública, inclusive a do HPV. Através da Clínica temos fortalecido esse cuidado específico dentro e fora de campanhas em Mossoró, além de ser um importante campo de aprendizagem para nossos alunos.