Acessibilidade
11 de novembro de 2016 18:21

Alunos de Enfermagem do Campus Mossoró realizam ações do Novembro Azul para alertar sobre câncer de próstata

Em busca de promover uma maior conscientização para prevenção do câncer de próstata, os alunos Curso de Enfermagem do Campus Mossoró estão realizando ações em prol da campanha Novembro Azul. No dia 10 de novembro, alunos e docentes das 4ª e 6ª série levaram o projeto à uma oficina mecânica e conversaram com os trabalhadores sobre os riscos relacionados à doença.

Com o tema “A resistência masculina ao serviço de saúde”, o Projeto Interdisciplinar (Prointer) está na 7ª edição e tem como objetivo realizar intervenções na comunidade, em locais específicos onde costumeiramente o serviço de saúde não está presente, com enfoque principal no câncer de próstata, pênis e mama que afetam os homens.

No local, os enfermeirandos puderam verificar que dos 12 homens presentes, apenas um já havia feito os exames. Foram abordados vários assuntos, como: a prevenção do câncer de próstata com hábitos saudáveis; a necessidade de procurar o serviço se saúde regularmente e, não apenas quando estiverem doentes; realizar exames preventivos, não só sobre o câncer de próstata, mas de forma integral; a questão do medo (preconceito) do exame de toque retal; a resistência masculina e a Política Integral de Saúde do Homem.

“Cada dia que passa eu me apaixono mais pelo Curso. Adoro essas ações e levar conhecimento a essas pessoas.  É bom demais! Foi a melhor intervenção que já fizemos”, comentou a aluna da 4ª série, Raiza Gracielle.

“O Prointer reúne numa só ação o ensino, a pesquisa e a extensão, tornando vivo o conhecimento produzido em sala de aula e articulando os saberes em torno do fazer do enfermeiro. Isso permite ao aluno vivenciar a realidade concomitante ao seu processo de formação, nos deixa muito felizes”, concluiu o coordenador de Enfermagem do Campus Mossoró, Professor Wanderley Fernandes.