Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

27 de setembro de 2017 11:33

Alunos de Engenharia Civil apresentarão trabalhos em Congresso no RS

Evento da área de Concreto será realizada entre 31 de outubro e 3 de novembro

Dois grupos de alunos do Curso de Engenharia Civil tiveram trabalhos aprovados no 59º Congresso Brasileiro de Concreto, um dos maiores eventos da área no país. O Congresso é promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto no período de 31 de outubro a 3 de novembro de 2017, na cidade de Bento Gonçalves (RS).

Um dos trabalhos aprovado, intitulado “Releitura da Ponte de Igapó: cálculo e dimensionamento para a situação do tráfego atual do século XXI”, é de autoria dos alunos Arthur Oliveira Germano e Wellington de Macêdo Lima. A pesquisa, que vem sendo desenvolvida desde a 8ª série sob a orientação do Prof. Me. Juarez de Quadros Barbosa Júnior, se propõe a examinar a atual situação do tráfego da ponte sobre o Rio Potengi e propor melhorias.

Após a aplicação de questionários com os usuários da passagem de nível e estudos sobre o tráfego atual, os universitários lançaram uma proposta de uma nova ponte com três vias de ida e três vias de volta, além de mirantes e acessos para pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência.

Orientadas pelo Prof. Me. Francisco Matheus Gomes Lopes, as alunas Aline N. Andrade de Morais e Natália K. Barbosa de Freitas também tiveram um artigo aprovado. O trabalho é “Levantamento de manifestações patológicas em fundações e estruturas de concreto armado” e se dedicou a pesquisar os principais problemas que surgem nas fundações e estruturas de concreto. Dessa forma a pesquisa conseguiu identificar tanto esses distúrbios, quanto as suas causas.