Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

29 de novembro de 2018 14:17

Alunos de Engenharia Civil visitam obra da ferrovia Transnordestina

Visita técnica realizada no município de Salgueiro (PE) mostrou na prática os conceitos aprendidos em sala

Alunos do Curso do Engenharia Civil do Campus Natal realizaram uma visita técnica para conhecer parte da obra da ferrovia Transnordestina.  A viagem foi feita até o município de Salgueiro (PE) e aconteceu no dia 14 de novembro, sob responsabilidade da Profa. Joyce Nogueira.

Durante a atividade, os estudantes conheceram o modal ferroviário – ainda pouco utilizado no Brasil – e seus benefícios, técnicas construtivas e materiais de construção utilizados na execução da Transnordestina. Assim, puderam ver de perto os materiais da construção civil utilizados na construção de uma ferrovia como estruturas metálicas aplicadas ao trilho, dormentes (partes de concreto) e o uso de material agregado, como brita.

“Conhecer a Transnordestina foi de grande valia para o conhecimento prático dos alunos em relação à engenharia de tráfego do modal ferroviário, que pouco é explorada no nosso país. O que mais agregou foi a importância de uma ferrovia de tamanha dimensão para o nosso país e principalmente para o Nordeste”, explica a Profa. Joyce Nogueira.

A Transnordestina vai realizar a integração entre três grandes portos nordestinos: Suape, em Pernambuco; Pecém, em Fortaleza; e Elizeu Martins, no Piauí. O centro da ferrovia é em Salgueiro e a estrutura já tem cerca de 600 km construídos. Porém, o projeto final terá 1.753 km melhorando, significativamente, a economia em todos os municípios por onde passa.

“Os alunos puderam conhecer esse novo modal e os benefícios dele em relação ao modal rodoviário. Andaram no trem, conheceram a fábrica, a pedreira e todos os equipamentos. Foi uma visita muito produtiva”, declara a professora.