Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

1 de julho de 2019 15:32

Alunos de Engenharia de Petróleo ganham 1º lugar em Concurso de Maquetes

André Macedo, Leonardo Bastos, Bruno Cordeiro, Carlos Arruda Júnior são das 7ª e 9ª séries do Curso

Alunos de Engenharia de Petróleo ganharam o primeiro lugar no I Concurso Regional de Maquetes e Reservatórios promovido na UFRN. Os estudantes André Macedo, Leonardo Bastos, Bruno Cordeiro, Carlos Arruda Júnior – orientados pela Profa. Cindy Ruiz – criaram uma maquete 3D com materiais recicláveis e de descarte representando o método de elevação artificial de Bombeio de Cavidades Progressivas (BCP).

Esse processo utiliza uma bomba de deslocamento positivo (rotor e estator) para elevar o fluido desde o fundo do poço até a superfície. A maquete produzida pelos alunos das 7ª e 9ª séries também possui um sistema de separação primária que permite a visualização do fluido em superfície e sua separação. A miniatura foi automatizada com um motor que gera a energia necessária para a rotação do equipamento e o funcionamento dos tanques.

O Concurso foi promovido pela Graduação em Engenharia de Petróleo da UFRN e tinha como objetivo principal representar processos de recuperação avançada de petróleo ou métodos de elevação artificial em reservatórios de petróleo e gás.