Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

11 de novembro de 2019 19:12

Alunos de Engenharia Elétrica visitam parque eólico em Ceará-Mirim


Alunos do curso de Engenharia Elétrica participaram de uma visita técnica no parque eólico Riachão da empresa Queiroz Galvão na cidade de Ceará-mirim. A visita, realizada no dia 28 de outubro, foi gerenciada pelos professores Giuliani Garbi e George Henrique da Silva Viana.

A atividade teve início na subestação de barra dupla de potência de 150 MW, onde eles conheceram dois transformadores de potência, seguindo pelos elementos de proteção (disjuntores e seus transformadores de corrente e de potencial), até o início da linha de tensão. Essa linha com extensão 28 km, conecta o parque eólico ao Sistema Interligado Nacional na subestação de Extremoz II.

Na parte interna da subestação, o grupo passou pelos relés digitais que controlam os elementos de proteção e toda a parte de comunicação via fibra óptica com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em seguida, a visita interna passou pelos cubículos que recebem a energia dos aerogeradores e finalizamos no centro de controle da subestação. O passeio foi encerrado com a apresentação dos 54 aerogeradores da Alstom do tipo ECO 122, com capacidade de geração individual de 2,7 MW.

“A visita serviu para complementar a formação acadêmica dos alunos da 8ª série (diurno e noturno) na disciplina de Sistemas Elétricos de Potência. E, para o caso dos alunos do décimo semestre, serviu para complementar a formação acadêmica nas disciplinas de Estabilidade de Sistemas Elétricos e Proteção de Sistemas Elétricos”, explica o Prof. Giuliani.

As visitas técnicas fazem parte das atividades do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP (e-Labora). Lançado pela UnP em 2014, o Centro é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia. Parcerias com o Poder Público e a Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.