Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

25 de junho de 2015 18:52

Alunos de Engenharia Mecânica produzem e testam com sucesso cinco pedalinhos

Como parte das atividades da Escola de Engenharias e Ciências Exatas, um projeto surgido em sala de aula do Curso de Engenharia Mecânica, durante a disciplina Resistência dos Materiais II, resultou no desenvolvimento de cinco pedalinhos testados e aprovados como avaliação final pelo Professor Gilberto Augusto de Morais. Os alunos da 5ª série do Curso organizaram-se em grupos e, a partir do projeto teórico, desenvolveram os pedalinhos no Laboratório de Mecânica da UnP, na Unidade Nascimento de Castro.

“O projeto mostrou-se altamente bem sucedido, com os alunos demonstrando a eficiência dos protótipos desenvolvidos”, destacou o Coordenador do Curso, professor Raimundo Montenegro. O teste ocorreu no último fim de semana em uma piscina olímpica. Na ocasião, todos os pedalinhos exibiram resultados concretos, flutuando e deslocando-se na água.

Segundo o Professor Montenegro, foram utilizados materiais como tubos de ferro galvanizado e garrafas PET devidamente preenchidas com oxigênio e presas a suportes metálicos. “Os pedalinhos atenderam plenamente ao requisito de flutuabilidade”, contou. Todos os grupos foram aprovados na disciplina, com destaque para o protótipo desenvolvido pela equipe formada por Olívia Soares, Artur Azevedo, Marcos Aurélio Pinheiro, Aureli Ewerton, Cleiberson Thiago, Clewerton Hiago e Pedro Bidoia.