Acessibilidade
17 de Abril de 2017 16:51

Alunos de Estágio Supervisionado Obrigatório realizam vacinação em escola de Mossoró

Durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) em Saúde Coletiva, os alunos têm diversas vivências tendo como enfoque o trabalho em saúde no território área de abrangência em todos os seus equipamentos, desde as Unidades Básicas de Saúde da Família, escolas, CAPs, NASF, CRAS, CREAS e território. No dia 12 de abril um grupo de alunos do ESO de Enfermagem realizaram uma ação envolvendo professores e demais funcionários da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Mossoró.

Durante a atividade, os professores e funcionários receberam as vacinas de DT (difteria e tétano) e de Hepatite B. ao todo 11 pessoas, com idade entre 30 e 56 anos, foram vacinadas. A próxima etapa da ação beneficiará os profissionais com a vacina de Influenza, que esse ano foram incluídos no grupo de prioridade.

Os estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima também receberão ação dos alunos de Enfermagem. Em breve será realizada uma intervenção com a vacina de HPV, que agora como recomendação do Ministério da Saúde, contemplará os meninos também.

A aplicação das vacinas foi promovida por sugestão da enfermeira da unidade. “Como já levaríamos a vacina da Influenza, então vimos que seria importante também atualizar o cartão com essas vacinas. Como os horários de trabalho dos profissionais da Escola são condizentes com o funcionamento da UBS, isso dificulta ida deles para a vacinação. Então, os alunos fizeram uma pesquisa com esses funcionários para saber se seria necessário a realização da intervenção e todos gostaram da iniciativa”, detalhou o coordenador de Enfermagem, Wanderley Silva.

Ao final da ação, serão atendidos 22 funcionários (professores, ASG, secretaria, vigilante e direção) e 230 alunos.