Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

9 de abril de 2019 16:52

Alunos de Farmácia orientam sobre descarte de medicamentos

Ação faz parte do Projeto de Extensão Cuidados Farmacêuticos

Você sabia que 1kg de medicamentos que é jogado fora de forma incorreta é capaz de contaminar 500 mil litros de água? Pensando em orientar os usuários do Centro Integrado de Saúde (CIS) sobre o descarte correto desses produtos, alunos do Curso de Farmácia estão orientando os pacientes com ações de conscientização que também abordam o uso racional dos medicamentos.

As atividades fazem parte do Projeto de Extensão Cuidados Farmacêuticos. Nele, com auxílio de professores, estudantes abordam os usuários do CIS no momento da espera para os atendimentos. Uma das propostas é estimular que as pessoas, quando forem às clínicas da Unidade Salgado Filho, levem medicamentos com prazo de validade vencido ou em desuso.

Com o apoio da Aluna de Administração, do 5º período, Anatiany Souza, a coordenação do curso desenvolveu uma caixa específica para realizar o descarte correto dos medicamentos. O contato foi feito através do Centro de Excelência em Empreendedorismo da UnP – Empreende para que Anatiany pensasse na caixa através de sua empresa Bela Dobra.

O coordenador do Curso, Prof. Gustavo Medeiros, explica que a primeira caixa foi deixada no CIS, mas que a ideia é ampliar o número de depósitos que serão deixados também nos campos de estágio dos alunos.