Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

23 de Março de 2016 18:43

Alunos de Gastronomia conquistam 2º lugar em competição nacional de culinária

Dupla da UnP concorreu a etapa nacional da Laureate Culinary Cup e trouxe artes brasileiras para cozinha.

Dois estudantes de Gastronomia do Rio Grande do Norte conquistaram 2º lugar na edição nacional Laureate Culinary Cup. Gabriela Sales e Vitor de Carvalho misturaram temperos de todas regiões brasileiras à Semana da Arte Moderna de 1922 conquistando destaque na competição, ocorrida nos dias 10 e 11 de março, em São Paulo. Universitários de seis estados participaram da disputa.

Alunos da Universidade Potiguar, Gabriela e Vitor desenvolveram um cardápio completo – entrada, prato principal e sobremesa – em cima da temática da Gastronomia Brasileira, sendo julgados por uma comissão técnica que avaliou a performance na prova prática de preparação de pratos, o trabalho da equipe na cozinha, a apresentação e o sabor da comida, além de um trabalho escrito.

Para Gabriela, o resultado coloca o RN no circuito gastronômico nacional. “Essa conquista foi fruto de muita dedicação e incansáveis horas de treino. Concepção de um belo trabalho escrito contextualizando o trabalho prático, fichas técnicas, plano de ataque, listas e mais listas. Estávamos sendo avaliados em muitos quesitos. Na Selva de Pedras (São Paulo) arrastamos o segundo lugar, só perdemos para os donos da casa. Confesso que foi um segundo lugar com gostinho de primeiro”, celebrou.

Partindo do movimento da Semana da Arte Moderna de 1922, mergulhando pelo regionalismo, o trabalho dos futuros chefs homenageou nomes icônicos na cultura brasileira, como a artista plástica Tarsila do Amaral, o escritor Ariano Suassuna, o poeta potiguar Jorge Fernandes e o maestro Heitor Villa-Lobos. “Nós desenvolvemos preparações que se comunicam com todas as regiões: Sul, Sudeste, Norte, Centro-Oeste. Elas foram produzidas à luz da nossa região, que é o Nordeste. Por exemplo, a nossa sobremesa tem forte característica nordestina, mas a calda tem especiarias amazônicas”, detalhou Vitor de Carvalho.

Os potiguares concorreram com universitários da Bahia, Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro para representar o Brasil na etapa mundial da competição, que será realizada pela Laureate International Universities em maio, no Panamá. O primeiro lugar foi conquistado pela dupla da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo.