Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

15 de agosto de 2019 17:32

Alunos de Iniciação Científica participam de pesquisa na Europa

Estudantes de Odontologia são vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP (PPGB)

Os alunos do Curso de Odontologia, Alana Ghiotto Gonçalves e Everardo de Lucena Alves Neto, ambos da 8ª série, levaram a experiência universitária até a Europa. Eles são alunos de Iniciação Científica (IC) da UnP, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB), e estão na University College of London – UCL, eleita a 8ª melhor instituição de ensino superior do mundo e 4ª melhor da Europa no ano de 2010, de acordo com QS World University Rankings.

Os alunos foram convidados a participar como cientistas-visitantes através da parceria entre as duas instituições de ensino. Os trabalhos estão inseridos na área da nanobiotecnologia e consiste no preparo e utilização de formulados desenvolvidos a base de produtos naturais, objetivando diferentes aplicações médicas e odontológicas.

Os materiais desenvolvidos poderão ser usados no tratamento de câncer e patologias orofaciais. Os coordenadores de pesquisa são: Profa. Dra. Maria Aparecida Maciel (PPGB-UnP), Profa. Dra. Amália Cinthia Meneses do Rego (PPGB-UnP), Prof. Dr. Francisco Humberto Xavier Junior (PPGB-UnP e UCL) e Prof. Dr. Andreas Schatzlein – (UCL).

Os estudantes chegaram à UCL em 7 de agosto e passarão por três semanas em treinamentos, reuniões e execução de atividades cientificas associadas ao desenvolvimento de sistemas nanotecnólogicos a base de produtos naturais para aplicação em saúde. A experiência é de importância única para a formação, em virtude de poderem desfrutar de um intercâmbio científico e cultural, além do contato com diversos professores e estudantes do mundo inteiro favorecendo oportunidades para troca de experiências, futuras parcerias e divulgação do PPGB- UnP na comunidade europeia.

De acordo com o Prof. Dr. Humberto Xavier, esta parceria visa expandir os muros da pesquisa científica dentro da UnP, fazendo que os alunos de Graduação ou Pós-Graduação, possam entrar em contato com desenvolvimento de ciência de ponta. “Além disso, as práticas e metodologias realizadas no exterior serão aplicadas para o aprimoramento da pesquisa científica dentro da UnP, aumentando o impacto das publicações e fortalecendo a internacionalização do programa através de parcerias de alto nível”.

“Acredito que a experiencia cientifica e cultural tem um valor único! Vir a Europa e estar na 8a melhor universidade do mundo faz com que abramos um leque de novas oportunidades. Já cultivamos diversos laços e estamos ansiosos para o retorno”, afirma o aluno Everardo.

“A University College of London oferece ensino e material de primeira qualidade valorizando e priorizando o protagonismo de seus discentes, fazendo com que sejam não só melhores estudantes, mas também excelentes profissionais. Vivenciar essa experiencia e absorver um pouco dessas práticas contribuem de maneira singular para nossa carreira acadêmica, pessoal e profissional”, complementa Alana.