Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

14 de Maio de 2018 15:17

Alunos de Jornalismo vivenciam cobertura internacional

Atuando durante o Model United Nations International Simulation da UnP, estudantes fizeram reportagens, stories para redes sociais e cobertura fotográfica

Alunos da 7ª série do Curso de Jornalismo tiveram a oportunidade de vivenciar uma cobertura internacional dentro da própria Universidade. Isso foi possível durante a 1ª edição do Model United Nations International Simulation (Munis), realizada entre os dias 2 e 5 de maio. O projeto possibilitou uma vivência em um evento que futuramente eles poderão participar como profissionais da área, tanto na imprensa, no fotojornalismo ou produzindo conteúdo para as mídias sociais e podcasts voltados para o rádio.

O material produzido pela turma foi publicado no site de Notícias da UnP e também no perfil oficial do Instagram da Universidade. Para os alunos, a experiência somou no quesito de participar de uma atividade que tem como foco a discussão de temas mundiais. O aluno Rafael Araújo, que participou como social media, alega que é importante vivenciar a realidade do mercado de trabalho ainda como estudante. “Eu fiz a parte de redes sociais. Foi uma coisa diferente para a Universidade, para mostrar o que estava acontecendo através os stories no Instagram da UnP e a interação dos alunos, para expor a experiência universitária”, relata o estudante.

Para o aluno Ariel Dantas, o evento proporcionou trocas de experiência entre estudantes de diversos cursos, aumentando assim a área de conhecimento. Ariel, responsável pela cobertura fotográfica, declara que sua participação serve para enriquecer o seu currículo. “Pude fazer registros fotográficos, colaborando com a cobertura dos meus colegas de curso, podendo colocar mais essa experiência em meu portfólio e em um evento com certificação da ONU”.

Com um evento desse porte, os estudantes também puderam aprender sobre diversos temas que só somam para o cotidiano, como afirma a estudante Tânia Diniz, que exerceu a função de repórter e redatora. Tânia pontua que temas como a política da Síria e Somália foram curiosidades para ela, assim como os conflitos envolvendo a Síria. “A simulação me acrescentou muito porque ampliou meus conhecimentos sobre política internacional”, completa.

A graduanda Valéria Freitas, que atuou como repórter e criadora de conteúdo, fez questão de ressaltar uma dúvida que muitas pessoas têm, de que a ONU é uma entidade que apenas luta pelo fim das guerras, mas não: aborda também assuntos políticos e sociais. “Com certeza eu participaria de outro evento como esse, além de ganhar muito aprendizado, estou fazendo algo dentro da área que eu amo”, finaliza Valéria.

Para Aldeline Pereira, que também fez o papel de repórter, o Munis foi um momento de colocar em prática todo o referencial teórico visto em sala, além potencializar a prática vista nas disciplinas de telejornalismo, radiojornalismo e fotojornalismo, por exemplo. “Cada evento é de muito aprendizado. Além da oportunidade de, muitas vezes, conhecer e entender mais sobre determinado assunto, a vivência particular na cobertura traz amadurecimento, não só profissional. Eu acredito que por ser um evento de âmbito global, nos torna ainda mais conscientes do nosso papel de comunicador”, explica.

O Munis é um projeto de extensão do Curso de Relações Internacionais de iniciativa dos alunos e teve o objetivo de promover habilidades como argumentação, negociação, oratória, Relações Internacionais, Direito, História, Geopolítica Internacional para estudantes do Ensino Médio e universitários. Em sua primeira edição, o tema foi “ONU: Desafios e o Futuro da Instituição”.

Fotos: Ariel Dantas, Aluno de Jornalismo UnP