Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

11 de setembro de 2018 10:39

Alunos de Mossoró acompanham crianças em risco nutricional

Através do projeto Crescer Saudável, da Prefeitura Municipal, estagiários de Nutrição tratam de problemas como desnutrição e obesidade

Crianças de Mossoró com problemas como obesidade ou desnutrição, estudantes de 32 escolas públicas, receberão acompanhamento especial durante o mês de setembro. O trabalho é desenvolvido por alunos do Curso de Nutrição da Universidade Potiguar em parceria com a Prefeitura Municipal, através do projeto Crescer Saudável.

Os atendimentos foram iniciados no dia 3 de setembro, feito pelos universitários da 8ª série. Durante todo o mês serão visitadas escolas nas zonas urbana e rural. O trabalho começou com o mapeamento das crianças, que têm idade até 10 anos, e estão em risco nutricional. O objetivo é realizar um acompanhamento individualizado do paciente e responsável para, posteriormente, reverter o quadro.

“Para o mapeamento, a Prefeitura utilizou dados dos formulários do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) – do Ministério da Saúde. Esse material coletado com a ajuda dos nossos estagiários da UnP durante os estágios de Nutrição Social nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explica a Coordenadora do Estágio em Nutrição Clínica, Ludmilla Pimenta.

Foi escolhido o ambiente escolar porque nele, o acesso do profissional é mais fácil para captar os pacientes. Durante todo o estágio, os alunos realizarão atendimentos sendo supervisionados pelas preceptoras Lívia Couto e Ana Paula Dantas, além do acompanhamento das nutricionistas do Município.