Acessibilidade
11 de Maio de 2017 11:54

Alunos de Mossoró realizam teste cego para analisar a qualidade de produtos

O teste foi realizado com marcas famosas e concorrentes e tentou mostrar a influência marketing na constatação de qualidade pelos consumidores.

 

Os alunos da 4ª série do curso de Administração de Mossoró organizaram a I Mostra de Experimentação no formato de um Teste Cego. A ação aconteceu dentro das atividades da disciplina de Estatística, liderada pela professora Tenessee Nunes.

“Basicamente, as pessoas tinham que experimentar produtos alimentícios de marcas distintas sem o conhecimento de qual produto especificamente estava em questão. A omissão das embalagens, rótulos e informações dos produtos tinha como objetivo evitar que as pessoas deixassem que as marcas mais conhecidas viessem a ter melhor desempenho do que os seus concorrentes, baseados apenas em opiniões pré-formadas”, explica Tenessee, professora da Disciplina de Estatística.

Esse tipo de técnica é utilizado por grandes marcas e os resultados são explorados em propagandas, que muitas vezes reforçam que os produtos mais conhecidos pelos consumidores, nem sempre são os considerados de melhor qualidade.

A professora enfatiza ainda que atividades como essa reforçam a importância da adoção de metodologias ativas no ensino por competências, dando aos alunos uma gama muito maior de conhecimento dentro de uma mesma atividade.

Após a realização da mostra, os alunos seguirão com suas análises, nos laboratórios de informática, utilizando planilhas eletrônicas para criar gráficos de regressão linear que explicarão na prática os resultados obtidos no teste.

A coordenadora do curso de Administração, a prof. Wendy Bezerra, que participou dos testes, enfatizou a importância do uso dessas práticas que vão além da sala de aula na construção do conhecimento dos alunos e parabenizou a turma por estarem caminhando na direção de serem destaque no mercado de trabalho.