Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

28 de Março de 2017 17:16

Alunos de Odontologia e Educação Física participam de aula laboral

A ação entre os cursos aconteceu para melhorar a postura no local de trabalho dos Dentistas.

Pensando em trabalhar a ergonomia na Odontologia, as professoras do curso Adriana Costa e Ligia Moreno promoveram na sexta-feira, dia 24 de março, uma atividade em conjunto com o curso de Educação Física e levaram uma “aula laboral” dentro da disciplina de Saúde Bucal Coletiva.

Os futuros profissionais foram orientados sobre as doenças ocupacionais que podem ocorrer no exercício da função, as chamadas de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), dentre elas a síndrome do túnel do carpo, muito comum na profissão do cirurgião-dentista.

Na ocasião, foram desenvolvidas atividades, promovendo a postura correta de sentar na cadeira e o ajuste do mocho, alongamento da coluna vertebral, braços, mãos e punhos, musculatura da coxa. O encontro foi finalizado com uma massoterapia coletiva, onde os alunos aprenderam algumas técnicas de massagens para relaxamento.

A preceptora Renata Nacer, egressa do curso de Educação Física da UnP e mestranda em Educação Física pela UFRN, conta que muitos dos estudantes estavam com “posturas viciadas”. “Fizemos uma série de exercícios físicos para que, no momento da troca de cada paciente, eles estejam sempre se alongando como forma de prevenção das lesões”, afirmou. O encontro contou também com a participação de alunos de Educação Física.

Para a Professora Adriana Costa, a aula foi um exemplo prático do que é falado no ambiente acadêmico. “A aula foi muito proveitosa, pois proporcionou aos alunos a experiência de se realizar a ginástica laboral, que é muito importante para o dia a dia de todo o profissional. Além do mais, eles puderam passar por mais um momento interprofissional”, destacou a docente de Odontologia.

Confira abaixo, algumas fotos da aula laboral.