Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

25 de Abril de 2017 14:56

Alunos de Odontologia participam de Júri Simulado apresentado pelo CRO-RN

Atividade foi realizada na Unidade Salgado Filho e propiciou experiência fiel aos casos de abertura de processos éticos.

Estudantes do 5º período do curso de Odontologia participaram, no dia 12 de abril, de um Julgamento Simulado de Processo Ético Contra Cirurgião-Dentista. A atividade, que ocorreu no auditório da Unidade Salgado Filho, foi apresentada pela Comissão de Orientação Profissional e Ética do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN), através da disciplina Odontologia Legal e Bioética.

Por meio da metodologia do Teatro Fórum de Augusto Boal, os alunos participantes puderam vivenciar uma experiência verossímil aos casos que ensejam abertura de processo ético. Na oportunidade foi apresentado um julgamento por emissão de atestado falso.

O método utilizado na atividade propicia maior envolvimento do público com o tema abordado, pois este participa ora como denunciante/denunciado, ora como julgador. Dessa forma, a prática constitui-se em uma excelente maneira de os alunos se inteirarem melhor dos motivos que podem ocasionar abertura de processo ético nas profissões da área da saúde em geral, e especificamente na Odontologia.

Com a proposta possibilitar uma visão crítico-reflexiva de atuais dilemas éticos inerentes aos Cirurgião Dentista por meio de diferentes metodologias ativas ensino, o componente Odontologia Legal e Bioética foi inserido na nova grade curricular do curso e compõe o quadro de disciplinas do 5º período.

Neste Júri Simulado estiveram presentes a coordenadora do curso de Odontologia da UnP, Professora Maria Alice P. Fuscella; o professor coordenador da disciplina, Professor Gentil Homem de Araujo Neto, e o professor Gustavo Emiliano, Conselheiro CRO-RN, que estava coordenando a atividade.