Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

16 de Abril de 2014 17:32

Alunos de Odontologia realizam ação preventiva na Escola 4º Centenário

Alunos que cursam entre a  5ª e a 9ª série de Odontologia da UnP, realizaram nos últimos dias 14 e 15, uma ação preventiva com crianças da Escola Municipal do 4º Centenário, instalada na Unidade Floriano Peixoto. Os estudantes realizaram levantamento de CPO, índice que determina a situação bucal, distribuíram escovas (doadas pela empresa Phospodont), e promoveram a escovação com flúor, explicando a importância de cuidados com a saúde bucal. A ação, que atendeu uma média de 210 crianças entre 12 a 14 anos, faz parte do projeto Saúde Bucal do Escolar.

A Professora de Odontologia que está à frente da ação, Renata Campos, explicou a importância do evento. “É importante notificar e identificar a quantidade de crianças que temos na Escola e visualizar como está a situação bucal delas”, disse a docente, acrescentando que a ação visa especificamente identificar a quantidade de dentes “com cáries, que foram perdidos ou que já têm restauração”. Campos falou ainda sobre a importância da atuação dos alunos do Curso. “É uma experiência única porque eles estão fora, realizando esse tipo de ação em outra Unidade para ampliarem o conhecimento que eles já têm”.

Professor de História da Escola, Lázaro José destacou a que o momento tem uma boa aceitação das crianças. “Eu percebo que normalmente a aceitação é muito boa por parte deles, que é uma iniciativa importante tendo em vista que muitos deles não têm acesso a esse tipo de atendimento. É uma grande oportunidade para eles.”

Aluno de Odontologia da UnP, Jefferson Lopes, da 9ª série, falou sobre a ação.  “Já participei de outros projetos, sempre fazendo o mesmo trabalho, mas é sempre uma renovação. É gratificante!” A aluna do 4º Centenário, Ana Beatriz, de 12 anos, também falou sobre o momento. “Ganhamos uma escova e aprendemos que temos que fazer movimentos circulares sempre que formos escovar os dentes. O que importa não é escovar muitas vezes, mas escovar direito”.

A Diretora da Escola, professora Uyara Olímpio Maia, elogiou a ação. “O curso de Odontologia é atuante, já promoveu outras ações aqui na Escola e todas são um sucesso. Muito bom! É uma turma responsável, trabalha bem e faz um grande benefício aos nossos alunos!”.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos!