Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

14 de setembro de 2018 16:55

Alunos de Psicologia alertam sobre o suicídio em setembro

Projeto Prol Vida está levando palestras para escolas de Natal

Apesar de ser uma das principais causas de morte no mundo, o suicídio ainda é um tema cercado de tabus. Por isso, a campanha do Setembro Amarelo vem alertar sobre o assunto e prevenir as autolesões. Aproveitando o momento, o projeto Prol Vida – desenvolvido por alunos e professores de Psicologia – vem abordando neste mês o suicídio em palestras para adolescentes de escolas de Natal.

O Prol Vida surgiu ainda no primeiro semestre de 2018 como um grupo de estudos conduzidos pela Profa. Ana Izabel Oliveira. Doutora na área de Psicologia, com foco em Saúde Mental, ela explica que as atividades eram voltadas para o debate de textos científicos ligados ao suicídio. No segundo semestre, o projeto ganhou nova roupagem saindo do ambiente acadêmico e tratando do tema junto à comunidade.

Os seis alunos participantes do projeto fazem parte do Estágio Profissionalizante e estão no último ano do Curso. Com a experiência acadêmica e prática, eles também têm dado suporte aos outros estudantes que atuam no Serviço Integrado de Psicologia (SIP) da UnP e que recebem demandas de pacientes falando do desejo de tirarem a própria vida.

Uma das atividades realizada em setembro foi realizada no Colégio Hipócrates Zona Norte, uma parceria com o Programa Orienta da UnP. De acordo com a Profa. Ana Izabel, outras duas escolas já procuraram o projeto solicitando palestras.

Nos encontros com os jovens, os alunos falam sobre a prevenção ao suicídio, valorização da vida, e abordam como falar com uma pessoa que apresenta esse tipo de discurso. “As pessoas não sabem que serviço buscar e, muitas vezes, se abrem com amigos ou familiares que não sabem como lidar com o assunto. Ensinamos a apoiar e mostrar quais os serviços que eles podem ir”.