Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

13 de Fevereiro de 2012 10:11

Alunos de Relações Internacionais e Jornalismo participaram do EAOP em Natal

Aproximadamente 25 alunos do Curso de Relações Internacionais e do Curso de Jornalismo da UnP participaram como voluntários no Estágio Avançado para Operações de Paz – EAOP que aconteceu de 04 a 09 de fevereiro na Grande Natal. A oportunidade surgiu através de um convite do Diretor do curso, Prof. André Lemos, para que militares do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB, explicassem aos alunos de R.I. a importância diplomática dessa missão.

Após o primeiro contato entre as partes envolvidas no EAOP, vieram novas reuniões até que os alunos fossem devidamente orientados pelo Exército Brasileiro sobre como se comportar diante de situações de risco que são comuns em exercícios militares e diplomáticos. Neste exercício, o  Batalhão recebe uma Área de Responsabilidade figurada, na qual terá de desenvolver diversas ações que envolvem a simulação das atividades quotidianas e operações realizadas no Haiti.

A participação no programa é um diferencial importante para estes futuros profissionais de Relações Internacionais, que poderão conhecer com maior profundidade como funcionam as cooperações internacionais e a solução de conflitos armados. Os militares envolvidos com a preparação dos estudantes estiveram envolvidos no trabalho do Brasil no Haiti, dentro da MINUSTAH (sigla francesa para Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti).

Julie Herpin, aluna do 3º período de R.I., explica que esta oportunidade está ensinando valores importantes para a vida, como por exemplo, a solidariedade, através do desafio de dar contribuições sociais, políticas e econômicas ao mundo: “O curso de Relações Internacionais nos prepara para isso, abre nosso leque para diversas culturas e ensina línguas fundamentais para quem quer trabalhar no exterior – conclui a aluna.

Para o Diretor do curso de Relações Internacionais, Prof. André Lemos, iniciativas inovadoras como essa trazem ricas experiências ao exercício profissional para os alunos, além da natural aproximação com o mercado de trabalho. O professor também destaca a importância dos alunos estarem se colocando à disposição como colaboradores qualificados para ajudar o Brasil e a ONU a atingir objetivos humanitários: “Isso nada mais é do contribuir para tornar prática a missão da UnP” – encerra.