Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

12 de dezembro de 2011 10:11

Alunos de Relações Internacionais participarão de Exercício de Paz em fevereiro

Aproximadamente 25 alunos do Curso de Relações Internacionais se inscreveram como voluntários para o Estágio Avançado para Operações de Paz – EAOP que terá início em fevereiro de 2012 em Natal. A iniciativa é do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB, cujos representantes realizaram no dia 24/11, uma palestra junto aos estudantes deste curso na Unidade Roberto Freire. Durante o treinamento, eles aprenderão como se comportar diante de situações de risco que são comuns em exercícios militares e diplomáticos.

De acordo com o Capitão Crispim, o exercício que será realizado de 06 a 10 de fevereiro de 2012, em Natal, irá realizar ações de treinamento semelhantes àquelas que o Exército realiza em sua missão de Paz no Haiti, especialmente depois do grande terremoto em 2010: “Partindo de atividades de reconstrução e asfaltamento, contaremos com o apoio dos estudantes de Relações Internacionais da UnP representando ONG´s, mídias internacionais e instituições como a Cruz Vermelha e a dos Médicos Sem Fronteiras.

O estudante Felipe de Melo, do 4º período, é um dos que assistiu à palestra dos militares e decidiu se inscrever para o exercício: segundo ele, “esta será uma grande oportunidade para se ter uma ideia de como é participar de missões diplomáticas neste tipo de situação”. O estudante ressalta que pretende servir como voluntário da ONU, mas que ainda não pôde fazê-lo por não ter a idade mínima necessária. Para Felipe, a oportunidade que viverá em Natal poderá prepará-lo, no futuro, para outras que a sejam semelhantes, e ainda, ser um diferencial para seu currrículo.

O Diretor do curso de Relações Internacionais, Prof. André Lemos afirma que iniciativas inovadoras como essa trazem ricas experiências ao exercício profissional para os alunos. Ele explica que essa é uma das características do curso, a aproximação com o mercado de trabalho. Além disso destaca a importância dos alunos estarem se colocando à disposição como colaboradores qualificados para ajudar o Brasil e a ONU a atingir objetivos humanitários: “Isso nada mais é do que tornar prática a execução da missão da UnP” – destaca.

O curso de Relações Internacionais da UnP é o primeiro e único do RN e desde que teve início experimenta uma constante evolução em suas atividades, de acordo com o Prof. André. É importante lembrar que no último mês de setembro, o Ministério da Educação conferiu nota 4 ao curso, avaliando de maneira muito positiva seu corpo docente, a infra-estrutura e a organização didático-pedagógica. Os interessados em conhecer maiores detalhes a respeito, podem encontrar outras informações no nosso site: www.unp.br.