Acessibilidade
27 de outubro de 2016 17:13

Alunos de Serviço Social de Mossoró participam de aula de campo sobre Economia Solidária em Icapuí

O conhecimento vai muito além da sala de aula e os alunos de Serviço Social do Campus Mossoró viajaram até a cidade de Icapuí, no Ceará, para uma aula de campo da disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade no dia 22 de outubro.

Com o tema Economia Solidária, Desenvolvimento Local, Cooperativismos e Ecoturismo, os alunos visitaram ao projeto “D’Olho na Água”, um projeto que consiste em inúmeras ações de educação ambiental, como reflorestamento de manguezal, criação de abelhas nativas e comercialização de seus produtos, oficinas e educação inclusiva. “Visitamos uma estrutura de madeira construída sobre um manguezal preservado, mostrando a importância de preservação dos mangues e sua situação de risco frente ao desmatamento”, explicou o professor Dr. Caio César de Azevedo Costa.

O projeto inclui ainda uma parceria com uma cooperativa local chamada “Mulheres de Corpo e Algas”, que trabalham com o cultivo de algas marinhas como substrato para produção de alimentos e confecção de cosméticos. “Tivemos uma palestra com empreendedores locais mostrando a importância da economia solidária por meio do ecoturismo como ferramenta de desenvolvimento local. Os moradores são os reais atores do processo de transformação local, preservado as belezas naturais do local, recebendo bem os turistas e principalmente valorizando seus produtos e sua culinária”, detalhou.

Esse foi o primeiro encontro entre a Universidade a população local, alunos continuarão a colaborar com projetos futuros a serem desenvolvidos por eles.