Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

22 de agosto de 2017 15:41

Alunos do Campus Mossoró e Projeto Pesca Sustentável realizam ação em Pedra Grande

Vários cursos estiveram envolvidos em atividades na comunidade por meio do projeto ganhador do Prêmio Santander

O Projeto Pesca Sustentável e Geração de Renda entrou em fase decisiva. Os alunos dos cursos Engenharia Civil, Ciências Contábeis e Arquitetura e Urbanismo do Campus Mossoró participaram, no dia 12 de agosto, de um mutirão de atividades de preparação para o início das obras de infraestrutura da sede da associação de moradores e a perfuração de poço que trará água potável para a comunidade de Pedra Grande.

Os alunos do curso de Engenharia Civil, orientados pelo prof. Antonio Tomaz trabalharam na parte da avaliação topográfica de um terreno de dimensões 20 x 40m

doado pelo patriarca da comunidade o sr. Adelino Moura. O terreno fica numa parte alta da praia, o que segundo as análises pode se configurar numa vantagem em termos de qualidade da água obtida. Eles puderam manusear teodolito, GPS, que ajudaram na confecção dos mapas do local, que servirão de guia para a equipe do curso de Arquitetura e Engenharia de Produção.

Já o professor Alexandre, do curso de Arquitetura e urbanismo, conduziu juntamente com seus alunos, uma conversa com os representantes da associação de moradores, liderados pelo presidente Raimundo Moura, a secretária Jaciara Mesquita e a tesoureira da associação, a sra. Maria de Maio. Na reunião, foi definido os cômodos que a sede deverá possuir, para que o professor, juntamente com os seus alunos, possa fazer a planta da sede e da casinha que abrigará o poço.

Os moradores reivindicaram que a sede deverá ter uma sala para formação profissional através de cursos, um escritório/almoxarifado, uma copa e um local para a estocagem do pescado. “Todas essas ações serão interligadas entre si para entregar um projeto adequado à realidade da comunidade e de acordo com as reivindicações dos moradores para seguirem em frente com a perspectiva de transformar a sua renda advinda do pescado em algo sustentável. Assim que esse material estiver pronto, será apresentado e discutido novamente com os moradores”. Explica a professora da Escola de Gestão e Negócios e embaixadora do projeto, Tenessee Nunes.

Foi criada ainda a logomarca da Associação Nossa Senhora desatadora dos nós, pela equipe de Marketing da UnP. O material visual da instituição foi aprovada pela comunidade w faz parte dos benefícios que o recurso vindo do prêmio Santander Universidade Solidária trará para os moradores da comunidade.

Por último, a equipe gestora do projeto em parceria com as estudantes de Ciências Contábeis e o NAF (Núcleo de apoio Fiscal) da UnP estão tratando dos documentos referentes à criação do CNPJ da associação. A primeira etapa foi a consulta da viabilidade do CNPJ através da redeSim RN.

“Todas essas ações visam dar segurança e confiabilidade da Associação de Moradores como representantes legais dos interesses sociais de Pedra Grande. São pequenos passos, mas que segundo o presidente, Raimundinho, está enchendo a comunidade de esperança”, completa Tenessee.