Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

8 de dezembro de 2011 17:42

Alunos do curso de Gastronomia encerram semestre degustando café colonial

Cerca de 60 alunos do quarto período da turma 4MA do curso de Gastronomia participarão no próximo dia 09/12 de uma aula de campo na Fazenda Bom Jardim, no município de Goianinha, para conhecer e degustar um completo e delicioso café da manhã no estilo colonial. A visita acontecerá na bela casa senhorial (Casa Grande) da fazenda, na atividade denominada “Como no tempo das nossas avós”.

Os alunos serão acompanhados pelos professores Pedro Regis Costa, titular da disciplina Planejamento e Organização de Eventos a quem deverão entregar um relatório da atividade.  

A Fazenda Bom Jardim é uma propriedade do século XIX, localizada a 5 km de Goianinha, famosa como ponto turístico local. O estabelecimento oferece um tradicional café da manhã, que proporciona uma viagem histórica na gastronomia. Ao chegar à fazenda o visitante encontra uma Casa Grande do período colonial brasileiro, com boa conservação e que conta inclusive com mobiliário de época.

A aula de campo também inclui a visita técnica ao engenho de fabricação das cachaças Maria Boa e Mucambo, caminhada em trilhas, passeio de charrete e a cavalo, gincana, dinâmicas, entre outras atividades integradas aos conteúdos da disciplina. Segundo o Professor Regis “a atividade busca proporcionar aos alunos novas experiências e socialização do conhecimento técnico e acadêmico”. 

A história da fazenda inclui entre as pessoas ilustres que a visitou, o escritor brasileiro, Mário de Andrade, autor de Macunaíma, que ficou ali hospedado em 1928 a convite do jornalista e crítico de arte, Antônio Bento, neto do coronel Antônio Bento de Araújo Lima, então dono da fazenda, durante uma viagem de pesquisa musical e etnográfica pelo nordeste. Andrade ficou encantado com o que encontrou, chegando a citá-la em vários de seus livros.  Mais informações podem ser encontradas através da direção do curso de Gastronomia pelo telefone (84) 3215-8523.