Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

4 de setembro de 2017 16:23

Alunos do Informática Cidadã recebem certificados de conclusão

Primeira turma formada exclusivamente por pessoas com deficiência participou de cerimônia no dia 31 de agosto

A Universidade Potiguar entregou na quinta-feira, dia 31 de agosto, os certificados de conclusão de curso a 38 alunos do Projeto Informática Cidadã. Todos os participantes dessa turma eram pessoas com deficiência (PCD), sendo o primeiro grupo formado pela iniciativa atendendo essa parcela da população. No dia 26 de agosto, foi iniciada a segunda turma nesses mesmos moldes.

A primeira turma de PCDs realizou suas atividades do dia 8 de abril até 19 de agosto, com aulas ministradas aos sábados à tarde, nos Laboratórios de Informática da UnP. Os alunos foram encaminhados à Universidade pela Subcoordenadoria de Educação especial da Secretaria de Educação Especial do Estado (Suesp), Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS Natal/RN) e pela Subcoordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Corde).

“Muito temos feito em ações de responsabilidade social e essa é mais uma iniciativa que de nossa Instituição. Consideramos isso uma oportunidade devolver à sociedade um pouco do que nós já recebemos dela, ajudando no desenvolvimento de outras pessoas para que elas possam passar isso à diante”, afirma o reitor da UnP, Prof. Gedson Nunes durante a cerimônia de entrega dos certificados realizada na Unidade Roberto Freire.

Presente no evento, a Procuradora Izabel Christina Ramos, da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª região, se disse muito feliz com a conclusão desse primeiro grupo. “Tenho muita satisfação em ver essa turma. Desde 1991, trabalhamos em busca da inclusão das pessoas com deficiência nas empresas, mas esbarramos com a própria falta de qualificação que dificulta a inserção no mercado. A UnP assumiu esse compromisso não só com os colaboradores, mas cumpre também sua responsabilidade com a sociedade”.

DEPOIMENTOS
Durante a cerimônia, 15 alunos receberam um reconhecimento especial: um certificado de 100% de aproveitamento do curso, uma forma de valorizar aqueles que mais se esforçaram. Os certificados foram entregues pelo Coordenador do Informática Cidadã, Prof. Henrique Eduardo Costa. Ele, juntamente com acadêmicos voluntários da Escola de Engenharias e TI, ministrou as aulas durante as últimas semanas para os alunos com deficiência.

Três concluintes também deram seus depoimentos sobre a participação no curso: Istênio Manoel Dos Santos Junior, Thiago Da Silva Dantas e Jefferson Lins Nogueira. “No início, eu tinha muitas dúvidas e me perguntava se eu conseguiria aprender informática. Mas os professores me ajudaram muito e hoje eu sei que eu posso conseguir um emprego melhor e fazer coisas melhores graças a esse curso”, comemorou Istênio.

Com uma carga horária total de 64 horas, o curso envolve aulas sobre Windows, Internet, Word, Excel e Power Point e é ministrado por estudantes voluntários dos Cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação. O último módulo é comportamental abordando os temas de Etiqueta Corporativa e Netiqueta: regras de etiqueta na internet. Durante todo o curso, a comunicação com os alunos foi facilitada através do trabalho das intérpretes de Libras da UnP.

 

Fotos: Alex Fernandes