Acessibilidade
9 de junho de 2015 10:17

Alunos e egressos do curso de Estética e Cosmética da UnP participam de ato em prol da regulamentação da profissão no RN

Durante a tarde da segunda-feira, dia 8 de junho, alunos, egressos e professores do Curso de Estética e Cosmética da Universidade Potiguar participaram do Mutirão RegulamentAÇÃO, ato nacional em prol da regulamentação do exercício da profissão. No Rio Grande do Norte, o movimento foi realizado em frente ao prédio da Assembleia Legislativa, das 14h às 17h, e contou ainda com a participação de profissionais e empresários do setor.

O objetivo do ato é chamar a atenção da classe política dos estados brasileiros para a regulamentação da categoria. A profissão de esteticista existe no Brasil há mais de 60 anos, e cada vez mais, cursos técnicos e superiores são procurados por quem busca uma formação profissional ética e de forma responsável. Em dezembro de 2014 foi criado um movimento nacional para unir a categoria em torno da luta pela regulamentação, e desde então o Mutirão RegulamentAÇÃO – Estética e Cosmética, é reunido periodicamente para atos como esse, que promovem a importância da formação profissional para o exercício da atividade.

Para a Professora Eneida Carreiro, Coordenadora Acadêmica do curso de Estética e Cosmética da UnP – Campus Natal, “a partir do momento que se concretiza a regulamentação de uma profissão, há normatização e diretrizes à serem seguidas e que passam a reger esta profissão. Esse processo vem acompanhado da formação das organizações de classe, como associações, sindicatos, e conselhos que têm papel fundamental na orientação de direitos e deveres do profissional. Neste contexto, sem dúvida alguma, o maior beneficiado são os usuários dos serviços de estética e cosmética, uma vez que também serão determinadas e exigidas com mais clareza as necessidades mínimas para a atuação destes profissionais no mundo do trabalho.”