Acessibilidade
8 de Abril de 2015 10:10

Alunos e professor do Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás visitam Usina Termelétrica

Os alunos do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás da UnP conheceram as instalações, no dia 28 de março, da Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira (Vale do Açu), na companhia do professor Glauber José Fernandes, responsável pela disciplina Caracterização e Tratamento de Efluentes da Indústria Petroquímica.

Eles puderam ver de perto a estrutura, especialmente as Estações de Tratamento de Água e de Tratamento de Efluentes, com alto padrão de qualidade e de recursos tecnológicos. Os alunos foram recepcionados por funcionários da Usina, que hoje é parte integrante do parque termelétrico da Petrobras. Durante o percurso, acompanharam as explanações técnicas sobre todo o processo, desde a captação da água no rio Piranhas Açu, o complexo tratamento para atendimento aos padrões industriais, e o uso no processo de geração de vapor superaquecido para injeção nos poços de petróleo, cuja finalidade é aumentar a recuperação e o tratamento dos efluentes e atendimento aos padrões de conformidade ambiental.

“A oportunidade de confrontar a teoria apresentada em sala de aula com a realidade operacional numa planta industrial com o padrão Petrobras, num período de plena geração de energia elétrica, representou uma experiência enriquecedora do processo de aprendizagem, contribuindo para a troca de experiência entre os interlocutores da empresa e os nossos alunos, dessa forma evidenciando o papel estratégico deste segmento e do Rio Grande do Norte no cenário energético nacional”, destacou o professor Glauber Fernandes.

De acordo com a coordenadora do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás, professora Ana Catarina Coriolano, “a visita técnica cumpre um dos papeis do curso, o de aliar a teoria à prática, um dos nossos diferenciais mais valorizados”.