Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

28 de outubro de 2013 18:17

Alunos e professora apresentam trabalho em Mutirão de Comunicação

O curso de Jornalismo da UnP está presente no 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que se realiza este ano em Natal, na UFRN, sob o tema “Comunicação e Participação Cidadã: Meios e Processos”. Os alunos Ranilson de Oliveira Silva e Rafael de Souza Araújo, do 4º período do curso, e a professora Stella Galvão expõem nesta segunda-feira (28) no Grupo de Trabalho Redes Sociais e Juventude. O trabalho apresentado, “Blog ‘De Olho no Parque’: o Parque das Dunas para os natalenses”, também contou com a participação do ex-aluno Antonio Leoni Júnior. 

O blog www.deolhonoparque.com.br foi desenvolvido pelos alunos no 2º período do curso, durante o projeto interdisciplinar Comunicação Alternativa, que envolve quatro diferentes disciplinas. Na disciplina da professora Stella, Cultura de Massa e Produção de Sentido, os alunos desenvolveram a base teórica para associar a existência de um parque como o das Dunas, como indispensável para o lazer, bem estar e saúde da população natalense. Desde o início do trabalho acadêmico, os alunos mantém o blog em constante atualização, preenchendo uma lacuna de comunicação que até então existia no Parque das Dunas.

“O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do Parque das Dunas para a cidade de Natal e para a qualidade de vida de seus habitantes, criando uma cultura que valorize o meio ambiente”, dizem Ranilson e Rafael. Na condição de blogueiros, eles passaram a fazer a cobertura jornalística da maioria dos eventos que acontecem no parque. São estratégias do grupo apresentar a área verde à população como Unidade de Conservação, divulgar os eventos culturais realizados no local, apoiar a proteção e a preservação das áreas resguardadas por lei e criar uma cultura (entre os mais jovens, principalmente) que valorize o uso responsável dos recursos naturais. 

O Parque das Dunas é referência no Brasil, por se tratar do segundo maior parque do país. Trata-se da única opção ativa de parque em Natal, atualmente, o que torna sua manutenção e as atividades que sedia ainda mais estratégicas para a população.

O trabalho dos alunos, cujo grupo original inclui também Ananda Câmara, André Borba Ramos e Maria Clara Araújo, também foi selecionado para apresentação em junho, em Mossoró, durante o XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Trata-se, segundo a professora Stella Galvão, de “um trabalho com um nível de maturidade acadêmica surpreendente, além do papel social desempenhado pela divulgação consistente do parque por meio do blog”.