Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

20 de agosto de 2018 15:09

Alunos e professores de Medicina têm trabalhos aprovados em Congresso

Três apresentações orais e um pôster serão levados ao FIGO 2018

Alunos e Professores do Curso de Medicina da UnP tiveram quatro trabalhos aprovados no XXII Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO 2018). Realizado a cada três anos desde 1958, o evento acontece entre os dias 14 e 19 de outubro no Rio de Janeiro e esta é a primeira vez que o encontro é realizado no Brasil, promovido pela Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO).

Os estudos foram realizados em parceira com residentes de Ginecologia da UFRN. Foi aprovado o pôster “Prevalence of prematurity and neonatal death associated with adolescent pregnancy in Brazil”, levantamento que aborda a gravidez na adolescência e o nascimento de prematuros ou morte neonatal.

Na área de apresentação oral, foram três trabalhos: “Association of Pre-Pregnancy BMI with Maternal and Neonatal Outcomes among Diabetic Mothers”, que estudou a relação entre peso materno em gestantes com diabetes e possíveis doenças nos recém-nascidos; “Meta-analysis of the prevalence of genital infections among HIV carriers and uninfected women”, que avaliou o surgimento de infecções sexualmente transmissíveis na genitália de mulheres portadoras do HIV; “Systematic review of the association between dietary patterns and perinatal anxiety and depression”, trabalho que associa o tipo de dieta em gestantes com transtorno de ansiedade e depressão tanto na gravidez quanto no pós-parto.

Confira abaixo os títulos dos trabalhos aprovados e seus autores.

Pôster:

Título: Prevalence of prematurity and neonatal death associated with adolescent pregnancy in Brazil

Autores: Bruna Carvalho Dantas; Lara Andryne Alves Aguiar; Henrique Eduardo Romão Arboés; Jéssica Linhares Leite; Luciana Rêgo Cunha Costa; Ikaro Keoma Franklin de Queiroz (todos alunos de Medicina UnP); e Ricardo Ney Cobucci (Professor coordenador do Internato de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da UnP).

Apresentações orais

Título: Association of Pre-Pregnancy BMI with Maternal and Neonatal Outcomes among Diabetic Mothers

Autores: Ana Carolina Pinheiro (Médica Residente da Maternidade Escola Januário Cicco), Vanessa Viana Freitas Costa (Médica Residente da Maternidade Escola Januário Cicco e egressa do curso de Medicina da UnP), Alana Dantas Freire (Médica Residente da Maternidade Escola Januário Cicco, egressa do curso de Medicina da UnP), Karen Beatriz Pires Gurgel (Médica Residente da Maternidade Escola Januário Cicco, egressa do curso de Medicina da UnP), Iaponira da Silva Vidal (Professora do curso de Medicina da UnP), Maria da Conceição de Mesquita Cornetta (Gerente de Ensino e Pesquisa da Maternidade Escola Januário Cicco), e Ricardo Ney Cobucci.

Título: Meta-analysis of the prevalence of genital infections among HIV carriers and uninfected women

Autores: Pedro Alcântara (Médico Residente da Maternidade Escola Januário Cicco), Ana Paula Costa (Aluna da Pós-Graduação em Ciências da Saúde na UFRN e egressa do curso de Farmácia da UnP), Marcos Gonzaga dos Santos (Aluno do curso de Farmácia da UFRN), Ayane Cristine Sarmento (Aluna da Pós-Graduação em Ciências da Saúde na UFRN), Janaina Crispim Freitas (Professora do Curso de Farmácia da UFRN), Ana Katherine Gonçalves (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFRN) e Ricardo Ney Cobucci.

Título: Systematic review of the association between dietary patterns and perinatal anxiety and depression

Autores: David Franciole De Oliveira Silva (Aluno da Pós-Graduação em Ciências da Saúde na UFRN), Ana Katherine Gonçalves, Pedro Alcântara, Iaponira da Silva Vidal, Severina Carla Vieira Cunha Lima (Professora do Curso de Nutrição da UFRN) e Ricardo Ney Cobucci.