Acessibilidade
6 de julho de 2017 16:45

Alunos e professores recebem treinamento sobre uso ético de animais em pesquisas

A qualificação foi realizada nos dias 3 e 4 de julho, no Biotério anexo da Unidade Salgado Filho.

A Escola da Saúde, por meio do Biotério da UnP – local onde são criados e mantidos animais destinados à pesquisa científica, realizou um treinamento com intuito de esclarecer para os alunos aspectos relacionados a ética em experiências, padrão de qualidade, além de contensão e manuseio de animais em laboratórios. Os estudantes da área da Saúde tiveram, nos dias 3 e 4 de julho,  a teoria e a vivencia prática nas atividades de administração e coleta de material biológico em laboratório das espécies.

“O treinamento é realizado com a finalidade de capacitar professores e alunos que usem animais de laboratório como modelo experimental, seguindo as normativas da Comissão de Ética no uso de animais e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA”, explica o responsável pelo treinamento e Coordenador do Biotério, o professor Tarciso Sampaio.

A inciativa, realizada em parceria com a Comissão de Ética no uso de animais, seguiu as normas de CONCEA, que só permite que professores e alunos tenham a iniciação cientifica com os animais, apenas após passarem por esse treinamento, evitando procedimentos não éticos. Aa qualificação contou com carga horaria de 8h, divididas entre teoria e prática.