Acessibilidade
25 de novembro de 2016 15:45

Alunos e tutora do PET Letras participam do VI Congresso Norte-Nordeste da ABRAPLIP

O evento abordou a literatura portuguesa e aconteceu nos dias 10 e 11/11, na UFRN.

Alunos e a tutora do PET Letras participam do VI Congresso Norte-Nordeste da ABRAPLIP, promovido pela Associação Brasileira de Professores de Língua Portuguesa, que aconteceu na UFRN, nos dias 10 e 11 de novembro. Entre mestres e doutores e alunos do pós-graduação, os participantes do programa, conveniado ao curso de Letras da UnP, apresentaram trabalhos no evento.

O congresso é voltado para literatura portuguesa, e as alunas de Letras, Clara Manuella de Castro, Juliana Cavalcante e Denise Coutinho, abordaram em suas pesquisas nomes de destaque da literatura e poesia portuguesa.

A tutora do PET Letras, profa. Dra. Conceição Flores, também marcou presença no congresso, tendo participado da mesa-redonda sobre Literatura Portuguesa de Autoria Feminina, com a profa. Dra. Maria Evira Brito Campos (UFPI). A professora falou sobre Anunciações, livro da escritora portuguesa Maria Teresa Horta, publicado em maio deste ano.

Trabalhos apresentados no VI Congresso Norte-Nordeste da ABRAPLIP

  • “A tessitura poética de A Dama e o Unicórnio de Maria Teresa Horta: uma leitura do simbolismo existente nas relações entre os protagonistas” por Clara Manuella de Castro
  • “Fala de Saramago aos navegadores pós-modernos”, por Graciela Saldanha; “Maria Teresa Horta: poesia de fruição e liberação”, por Juliana Cavalcante;
  • “‘Devia olhar o rei’: dos interditos à transgressão” por Lanuk Nagibson e “Niketche: uma leitura da oração de Rami”, por Denise Coutinho.