Acessibilidade
28 de junho de 2018 10:45

Alunos estudam tecnologia para acionar sistemas de forma remota

Projeto desenvolvido na Nascimento de Castro já conseguiu acionar à distância o ar-condicionado de um dos laboratórios

Imagine poder acender ou apagar, de onde você estiver, as luzes de sua própria casa. Essa tecnologia já está disponível e é objeto de estudo de alunos de Engenharia Elétrica e de Computação, na Unidade Nascimento de Castro. O grupo de estudos em Sistema de Monitoramento Industriais já realizou com sucesso, neste semestre, um teste para ligar e desligar um ar-condicionado. A próxima etapa é utilizar os mesmos princípios para o controle da iluminação, detecção de presença e fumaça, medidor de energia, temperatura e umidade.

O grupo foi criado por professores da Universidade Potiguar e é formado por estudantes das 7ª e 9ª séries. O foco da equipe está no desenvolvimento de projetos de automação integrados a plataforma IoT (Internet of Things, a Internet das Coisas em português). Utilizando o software open source da IHM (ScadaBR), desenvolvido pela empresa catarinense Sensorweb, eles conseguiram, no dia 28 de fevereiro, acionar o ar-condicionado localizado da Sala de Pesquisa em Eletrônica, Controle e Automação, laboratório apelidado pelos alunos de Batcaverna.

Com isso, já é possível checar, ligar e desligar o sistema à distância. Para o futuro, a ideia é transformar a Batcaverna em um laboratório modelo com todos os equipamentos disponíveis na instituição para uso da equipe em novos projetos.