Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

22 de novembro de 2017 15:53

Alunos participam de Mostra de Gestão e Empreendedorismo em Nutrição

Mostra foi realizada no dia 20 de novembro na Unidade Roberto Freire

Propostas de alimentação saudável e de serviços para promover qualidade de vida e educação alimentar à população, produzidas por alunos do Curso de Nutrição da UnP, foram apresentadas durante a VI Mostra de Gestão e Empreendedorismo em Nutrição – NutriEmpreendedorismo. A atividade, realizada no dia 20 de novembro na Área de Eventos da Unidade Roberto Freire, reuniu 35 grupos de estudantes da 2ª série mostrando o lado empreendedor dos universitários.

Diferente de edições anteriores, quando o foco eram novos produtos alimentícios, dessa vez o evento desafiou os acadêmicos para utilizarem as ferramentas de educação com intuito da promoção a saúde aprendidas nas disciplinas Gestão e Marketing e Saúde Coletiva. Eles também agregaram conhecimentos da disciplina on-line de Desafios Contemporâneos e Cidadania Inclusiva. Os trabalhos fazem parte do Projeto Interdisciplinar (Prointer) do curso.

Com isso, os alunos apresentaram propostas de sanduíche saudável, doces com receitas que não levam açúcar e tendo como base cada ciclo de vida. “Há trabalhos que abordam grupos como crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Também propostas de criação de um lugar para idosos institucionalizado, cartilhas para trabalhar com as gestantes de profissionais de saúde, livros de receita para crianças e muitas outras ideias”, explica a Profa. Larissa Praça de Oliveira, uma das responsáveis pela avaliação dos grupos. Junto com ela e outros docentes, participaram do evento representantes do Sebrae RN e do Sesi.

A feira foi aberta à comunidade acadêmica e os alunos expuseram seus produtos para degustação. Porém, o trabalho não para por aí. “Na construção desse produto, os alunos tinham que desenvolver algo que envolvesse todas as disciplinas do Prointer, mas nosso interesse é que, no futuro, alguns desses projetos saia como incubado do Empreende da UnP”, explica a Coordenadora de Nutrição, Profa. Lidiane Fernandes.

CRIANÇAS
Com a proposta de oferecer uma dieta com menos carboidratos, a estudante Kadidja Queiroz apresentou na feira a empresa “Gastronomia Low Carb Kids”. A ideia é desenvolver produtos sem açúcar, utilizando adoçantes saudáveis como eritritol, xilitol e stevia para serem vendidos em escolas e faculdades e com foco, especialmente, nas crianças.

Para a feira, ela trouxe brigadeiros de coco, morango e uva, sanduíches de pão low carb feitos com queijo, castanha de caju e ovos, além de suco verde detox servido em embalagens com formato de ampola e apresentado em baldinhos para chamar atenção do público infantil. “Não adianta a gente ter um produto sem açúcar, mas não atrair as crianças”, argumenta a aluna.

Outro projeto voltado para essa área e apresentado durante a Mostra foi o Tomakids. Os tomates recheados foram pensados pelas estudantes Débora Dantas, Patrícia Kelly, Bárbara Dandara, Fernanda Venturine e Luana Coelho. “No dia a dia, os pais acabam oferecendo qualquer lanche industrializado para as crianças e trouxemos a proposta de tomates recheados com carne e ricota ou frango e ricota”, explica Débora.

“Nosso lema é descasque mais e desembale menos. Porque o público infantil está muito acostumado com a cultura de que tudo vem em saquinhos e potinhos. Além disso, o tomate é um alimento rico em vitamina C e importante para o sistema imunológico. A criança em desenvolvimento precisa de uma proteção a mais é fundamental agregar o tomate à dieta delas”, acrescenta Patrícia lembrando que é uma receita prática e fácil de fazer, podendo os pais convidarem os filhos para o preparo. Juntamente com uma logomarca que atrai o olhar infantil, o grupo também elaborou um cardápio explicativo em linguagem simples que possa ser compreendido pelas crianças.