Acessibilidade
15 de junho de 2012 15:24

Alunos, professores e participantes falam sobre as ações do PIC em Parnamirim

O Programa Interdisciplinar Comunitário – PIC, da Escola de Saúde da Universidade Potiguar, realizou atividades comunitárias em dois condomínios no bairro de Nova Esperança, em Parnamirim: Waldemar Rolim e Nelson Monteiro. De acordo com o Prof. Leandro, os alunos fizeram um diagnóstico das principais necessidades daquela comunidade e levaram ações para atender vários públicos com temas ligados à prevenção e cuidados com a saúde.

A aluna Valéria Vieira, do 5º período de Terapia Ocupacional, afirmou que o importante é o aluno ter consciência da importância do seu papel no momento em que o PIC está acontecendo: “Devemos lembrar que, nesse momento, a nossa missão junto à comunidade é muito importante” – afirma a aluna, que desenvolveu atividades de leitura estimulando as crianças a criarem o hábito de ler. Valéria fala ainda da troca de experiências entre os alunos, proporcionada pelo PIC. 

Maria Suely também é aluna do mesmo curso e turma que Valéria. Suely explica que o importante é não perder o alvo da missão, que é a de levar saúde à comunidade. A estudante relatou o interesse do público participante das ações do PIC, o que é confirmado pela Sra. Ozanir Tavares, que levou o neto, Luan Adilson, 7 anos, para participar da programação da Escola de Saúde: “Isso que está acontecendo é muito bom, devia acontecer mais vezes, porque as crianças aqui precisam disso”.

Ao dizer estas palavras, a Sra. Ozanir estava se referindo ao teatro de fantoches apresentado pelos alunos para as crianças no bairro de Nova Esperança, em Parnamirim, abordando temas ligados à saúde e educação. Para este público, houve ainda a distribuição de livros infantis, brincadeiras, música etc. De acordo com a Profa. Tassiana Figueiredo, o público adulto participou de palestras sobre combate ao tabagismo e ao alcoolismo, Dia da Beleza, atividades para idosos, corrida de aventura, reciclagem e reutilização de alimentos.