Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

13 de setembro de 2017 20:33

Alunos realizam alertas relacionados à saúde em “Sala de Espera”

As minipalestras são realizadas no CIS por onde passam mais de mil pessoas semanalmente pela recepção

Pensando na contribuição em hábitos que possibilitam o bem-estar e a prevenção de doenças, a Escola da Saúde realiza, dentro do cronograma de Prática de Estágio de cada Curso, atividade intitulada “Sala de Espera”. Mais de mil pessoas passam semanalmente no Centro Integrado de Saúde (CIS) e, algumas delas, enquanto aguardam exames e consultas, são beneficiadas pelas orientações transmitidas pelos futuros profissionais da área de saúde.

O projeto, que teve início no primeiro semestre de 2017, consiste em minipalestras com orientações para os pacientes que aguardam atendimento na recepção do CIS. Segundo a coordenadora do CIS, Profa. Maísa Suares, essa ação possibilita benefícios simultâneos, tanto para os alunos, que na ocasião têm maior contato com os pacientes alertando sobre temas recorrentes, quanto para os que aguardam o atendimento, que recebem as orientações.

Cada Curso da Escola da Saúde tem a oportunidade de desenvolver essas abordagens, tratando de assuntos relacionados a área de acordo com a disciplina. Na ocasião, os alunos de Farmácia alertam acerca dos problemas causados devido ao uso abusivo de medicamentos, os de Odontologia orientam sobre a saúde bucal,  já os do Ambulatório de Medicina falam sobre a saúde mental e os transtornos psíquicos, dentre outros. Acadêmicos de Fisioterapia também participam das ações dando orientações em sua área.

Semanalmente, cada curso leva uma minipalestra para o Sala de Espera mantendo um cronograma de ações que contempla todos os cursos da Escola de Saúde.