Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

3 de Maio de 2018 17:01

Alunos realizam Simulação Modelo das Nações Unidas

Model United Nations Internacional Simulation acontece entre os dias 2 e 5 de maio, organizada pelos estudantes de Relações Internacionais

A 1° edição do Model United Nations International Simulation – Munis (em português, Modelo das Nações Unidas) foi aberta no dia 2 de maio, na Unidade Salgado Filho, com o tema, “ONU: Desafios e o Futuro da Instituição”. O Munis é um projeto acadêmico de iniciativa dos graduandos do Curso de Relações Internacionais da UnP que consiste em uma simulação das atividades da ONU com o objetivo de promover habilidades como argumentação, negociação, oratória, Relações Internacionais, Direito, História, Geopolítica Internacional para estudantes do Ensino Médio e Universitários do Brasil. O evento será encerrado no dia 5 de maio na Unidade Salgado Filho.

O Modelo das Nações Unidas é uma atividade extracurricular na qual estudantes atuam simulando delegações representativas de países, instituições, ONGs ou outro tipo de entidades que façam juízo em alguma organização internacional.  Essa atuação dá-se por comitês que representam algum órgão das Nações Unidas, tais como, Conselho de Segurança, Corte Internacional de Justiça, Unesco, Unicef, FMI e OMC. Também há representações dos blocos de integração regional como a União Europeia e o Mercosul, além de cortes internacionais como Tribunal Penal Internacional e a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Durante a cerimônia, o aluno de Relações Internacionais e Secretário-Geral do Projeto, Rafael Dimitry, acrescentou que o projeto é aberto à comunidade e que o foco é levar o conhecimento das Relações Internacionais para todos. Por isso, participam escolas de Ensino Médio públicas e privadas, as maiores universidades do Rio Grande do Norte, da Paraíba e Pernambuco. “Todos, independente da sua escola ou classe financeira, podem ser grandes atores das relações internacionais e, se todos trabalham em conjunto, um mundo melhor pode ser formado”, afirma.

Para encerrar sua introdução, Dimitry explicou que a ONU é uma organização internacional que tem como principal objetivo garantir a cooperação internacional e a garantia dos direitos humanos. O Munis promove os temas recorrentes da agenda da Instituição. A garantia da liberdade e igualdade de gênero, o respeito e as garantias da comunidade LGBT, a promoção da conscientização das mudanças climáticas e o respeito a toda e qualquer forma de religião, são alguns desses temas.

Durante a abertura, foram apresentados todos os integrantes da secretaria, os diretores das delegações e homenageados com placas os que ajudam de uma forma ou de outra para que o Munis aconteça. A cerimônia contou com a participação do Coordenador do Curso de Relações Internacionais, Prof. Danilo Reis, e da Profa. Laís Kuss, além do presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-RN, Murilo Barros, um dos fundadores do Curso da UnP.

Segundo a Profa. Laís Kuss, a ONU, por ser uma das organizações internacionais mais importantes do mundo, faz com que os internacionalistas busquem conhecer e entender o funcionamento dela. “O Munis é um dos modelos de simulação que é utilizado globalmente para o aprendizado na prática do funcionamento das Nações Unidas”, disse.

Fotos: Socorro Aragão e Rodrigo Izetti, Alunos de Jornalismo UnP