Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

5 de junho de 2018 18:26

Alunos trazem mostra de extensão e metodologias ativas para Congresso

Projetos Nascer Feliz e Viver Melhor, além da oficina de Body Paint foram alguns dos destaques do segundo dia do evento em Mossoró

Alunos da Escola da Saúde estão apresentando ações de extensão e metodologias ativas durante o XI Congresso Científico do Campus Mossoró. Na Praça de Eventos, os projetos Viver Melhor e Nascer Feliz montaram uma exposição das atividades realizadas, com painéis de fotos e recursos utilizados. Pela manhã, um grupo de servidoras aposentadas do Município participou de uma aula de dança, demonstrando uma das atividades realizadas por estudantes.

De acordo com o Coordenador do Curso de Enfermagem do Campus Mossoró, Prof. Dr. Wanderley Fernandes, atualmente, mais de 300 idosos são atendidos pelo Programa Viver Melhor, uma parceria com a Prefeitura. Pelo menos três vezes por semana, são realizadas atividades físicas estimulando os integrantes do Instituto de Previdência do Município (Previ) a cuidarem da saúde e qualidade de vida.

“Temos relatos de hipertensos que deixaram a medicação apenas com a prática frequente de atividade física, de diabéticos que controlaram a doença apenas com a dieta adequada e muitos relatos positivos”, afirma do docente. Através da parceria com a Prefeitura, alguns alunos já são bolsistas do programa. Participam do Viver Melhor alunos de Enfermagem, Serviço Social, Nutrição e Educação Física.

GESTANTES
Outro projeto de extensão apresentado durante o Congresso é o Nascer Feliz, curso de gestantes oferecido semestralmente pela Clínica Integrada de Saúde (CIS). O trabalho é multidisciplinar e vai muito além das futuras mamães. “O Nascer Feliz procura preparar a gestante e também sua família (companheiro ou companheira) para todos os períodos da gestação”, explica o Prof. Wanderley.

Um dos objetivos do projeto é estimular o parto normal e já apresenta bons frutos: 95% das mulheres grávidas que chegam ao CIS desejam fazer cesária e, com o curso, muitas delas mudam de ideia e optam pelo parto normal. Cada turma reúne aproximadamente 30 gestantes e o projeto já está em sua quarta edição.

BODY PAINT
Na parte da tarde, alunos participaram de uma oficina de Body Paint. A metodologia consiste em, através de pinturas corporais, auxiliar no aprendizado prático de forma visual. Desta forma, músculos são pintados como se estivessem expostos, são simulados ferimentos e suturas como maquiagem de cinema.

Alunos e professores participaram da oficina e fizeram pinturas no próprio corpo. Botando a mão na massa, desenharam em si e nos colegas, alguns exemplos expostos utilizando maquiagem e tinta.