Acessibilidade
29 de agosto de 2014 13:47

Alunos vão abordar pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa Aplicada da UnP

Em sua coluna semanal publicada no Novo Jornal, o presidente da UnP, economista Marcus Peixoto, abordará as nove pesquisas que estão em desenvolvimento no Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora). Na coluna desta quinta-feira (28), ele fez o anúncio da abordagem focada nos projetos e discorreu sobre a importância do conhecimento que extrapola a teoria. “Exercitar, em um ambiente real, todo o conhecimento adquirido em salas de aula é, seguramente, uma das maneiras mais eficientes de “apreender” os ensinamentos ministrados durante o ano letivo.”

A ideia é informar os leitores do jornal dando voz aos próprios alunos bolsistas das pesquisas do e-Labora. “Serão eles quem nos dirão o que significa fazer parte de um projeto de pesquisa aplicada e o que isto representa para seu crescimento estudantil”, escreveu Marcus Peixoto. Sobre o centro, disse tratar-se de uma iniciativa que busca não apenas a aplicação prática dos conhecimentos repassados aos alunos, mas também “buscar soluções tangíveis para alguns dos diversos problemas reais de produtividade da sociedade potiguar”.

A distribuição dos temas seguirá o seguinte cronograma, organizado por afinidade de área ou de aplicabilidade entre as pesquisas:

1ª Semana
– Sistema de auxílio ao deslocamento para deficientes visuais, que envolve quatro alunos bolsistas.
– Desenvolvimento de software para avaliação postural e goniométrica aplicada em pacientes de fisioterapia.

2ª semana  
– Desenvolvimento de sistemas de controle para aplicações industriais. Criação de uma ponte móvel dosadora.
– Reaproveitamento da água de lavagem das betoneiras em canteiros de obras por processo de filtração.
– Desempenho dos materiais constituintes do SVVIE produzidos com bloco de concreto sem função estrutural: Avaliação com ênfase na Norma de desempenho ABNT NBR 15575/2013.

3ª semana  
– Confecção de tijolo ecológico a partir de resíduo industrial (Indústrias Becker)
– Projeto CRAS: Asas da Caatinga. Conformação do 1º Centro de Reabilitação de Papagaios e Araras de todo o Nordeste. (Parceria UnP-IBAMA)

4ª semana
– Desafio EXIN (Exame Integrado)
– Desenvolvimento de aplicativo de gestão e georeferenciamento para dispositivos móveis.