Acessibilidade
9 de Maio de 2018 13:58

Anjos da Enfermagem comemoram a Páscoa com crianças com câncer em Mossoró

Alunos da UnP, integrante do projeto, fizeram a alegria das crianças com festa e chocolates

Incentivar crianças a realizarem o tratamento contra o câncer é a missão do projeto Anjos da Enfermagem. Por meio dela, alunos voluntários do Campus Mossoró vão a hospitais para divertir os pequenos durante as sessões de quimioterapia. No dia 26 de abril, um grupo com doze deles esteve na Liga Mossoroense de Estudos de Combate ao Câncer vestidos com jaleco, nariz e maquiagem de palhaço para cantar, contar histórias e brincar com os pacientes.

Eles são estudantes do Curso de Enfermagem e seguem as orientações do Prof. Arthur Torres, que coordena no Rio Grande do Norte o projeto (iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem e que tem a UnP como parceira). Ele conta que o objetivo é promover um tratamento divertido e com mais qualidade através de atividades lúdicas. Em geral, são oito voluntários participando por ano desde o início da iniciativa, em 2016. Nesta atividade em abril, eles reuniram as crianças na sala pedagógica do hospital, conhecida como “salinha das crianças” e comemoraram a Páscoa.

Arthur estima que cerca de 20 delas foram beneficiadas, além de funcionários e familiares. “Eu acho importante, sabe? Você vai para um hospital, tem uma seriedade muito grande, a gente acha que é para estar calado, que é para estar quieto e ali a gente se diverte”, disse o professor. Ele destaca que o projeto encoraja as crianças a irem ao hospital, o que desperta a gratidão dos pais. Mesmo aquelas que não tinham consulta marcada para o dia vieram participar do evento.

“Hoje elas ficam doidas para vir para o hospital. Os Anjos ensinam exatamente a fazer Enfermagem diferente, a fazer com que a gente torne o hospital em um lugar mais tranquilo, mais gratificante para a criança que vem”, comemora. Empresas e a comunidade realizam doações de materiais como doces, salgados, bolos, suco e material impresso. Os alunos ainda fizeram uma campanha para receber doações de chocolates. Com eles, fizeram ovos de páscoa e também lancheiras para distribuir entre as crianças.

Os Anjos da Enfermagem existem há 15 anos no Brasil, sendo três deles no Rio Grande do Norte, onde fica o único polo fora de uma capital entre os estados participantes. A iniciativa acontece em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e funciona como um Projeto de Extensão da Universidade Potiguar.