Acessibilidade
26 de setembro de 2011 15:56

Aproveite as oportunidades que a Pós-graduação da UnP traz neste mês

Veja turmas da Pós-graduação UnP que estão com inscrições abertas:

NOVAS TURMAS PÓS-GRADUAÇÃO

 

Seja para avançar na área acadêmica ou para utilizar o capital intelectual como diferencial no mercado, a pós-graduação está cada vez mais fazendo a cabeça dos profissionais e estudantes, que já sabem seu significado e importância. O tradicional ensino de excelência da UnP também se destaca nesta área como um incentivo para quem pretende ampliar seus horizontes de conhecimento em busca de uma carreira sólida e do aprofundamento na sua área de atuação. A reportagem do UnP EM FOCO conversou com o Gerente da Pós-Graduação, Raphael Flor, para apresentar as oportunidades que a Universidade está oferecendo aos interessados no assunto.

UnP EM FOCO: De que modo a pós-graduação pode ser um diferencial no mundo corporativo?

Raphael Flôr: A pós-graduação, por si, já é um componente importante para um bom currículo, especialmente para quem vai enfrentar a concorrência no mercado de trabalho, sendo fator indispensável para a qualificação e treinamento específicos, resultando numa melhor preparação para os desafios profissionais contemporâneos.

UnP EM FOCO: Que oportunidades a Universidade Potiguar oferece neste sentido?

Raphael Flôr: Hoje nós temos mais de 70 cursos de pós-graduação em todas as áreas, planejados para ser um diferencial em segmentos como saúde, educação e tecnologia, a exemplo do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás e do MBA em Eventos, áreas essas em que o potencial e o desenvolvimento são grandes e, que, portanto, são bastante prestigiadas pelas empresas.

UnP EM FOCO: Para quem já atua como profissional, a pós-graduação pode ajudar na ascensão da carreira?

Raphael Flôr: Sim, neste caso, como um instrumento que dará maior embasamento à tomada de decisões estratégicas no dia a dia. O MBA, por exemplo, que tem um perfil muito prático, oferece informações privilegiadas em conteúdos teóricos e práticos para o candidato que deseja otimizar sua atuação dentro do universo da administração e do gerenciamento, por exemplo.

UnP EM FOCO: O que dizer a respeito do corpo docente e infraestrutura oferecida pela UnP aos alunos de pós-graduação?

Raphael Flôr: O nosso corpo docente tem um excelente volume de Especialistas, Mestres e Doutores com vasta experiência no ensino e no mercado, capazes de trazer aos alunos uma visão diferenciada na docência. Quanto à estrutura física, temos uma das melhores do Brasil, como no caso da Escola de Saúde; e no geral, contamos com instalações e equipamentos modernos que são referência no RN, capazes de atender aos alunos nas suas expectativas.

UnP EM FOCO: O aluno que está matriculado no último período de um curso de graduação já pode se matricular num curso de pós-graduação para sua área?

Raphael Flôr: Para esses casos, o aluno tem a possibilidade de realizar um curso de extensão paralelamente aos últimos seis meses da sua graduação, no qual as disciplinas ofertadas são aproveitadas no momento em que ele decidir dar sequência na sua pós-graduação. O efeito disso é como se ele pudesse dar início a uma pós-graduação nos momentos finais de sua graduação, tendo vínculo provisório como aluno de extensão. Ao oferecer esse serviço, propomos levar nosso aluno à frente dos seus concorrentes, conferindo-lhe um diferencial através de uma carga muito maior de conhecimentos, com total aproveitamento acadêmico e financeiro dos seus investimentos.

UnP EM FOCO: O que mais poderíamos destacar sobre os cursos de pós-graduação da UnP?

Raphael Flôr: É importante ressaltar que a pós-graduação UnP/Laureate dará início as ofertas de cursos que valorizam o quesito internacionalidade. Duas dessas oportunidades serão apresentadas agora em outubro; uma delas, o MBA em Negócios de Entretenimento acontecerá em parceria com a Universidad de Madrid e a outra, o MBA em Gestão e Inovação, tem parceria com a Instituição de Ensino Superior da Rede Laureate em Valência. Nestes casos, o aluno vai cursar, obrigatoriamente, o último módulo da MBA em outro país, com o valor do investimento já incluído na mensalidade. É assim que a internacionalidade estará presente nestas duas experiências.

UnP EM FOCO: Nestes casos, como se dará a certificação da pós-graduação?

Raphael Flôr: O aluno irá receber duas certificações: uma da Universidade Potiguar e outra da Universidade da Rede Laureate, parceira em cada um dos exemplos já comentados. No caso da Universidade Europea de Madrid, o aluno que cursar o último módulo no Real Madrid recebe o certificado também daquela Universidade, por sua parceria com o clube catalão. UnP EM FOCO: A internacionalidade será, então, outro diferencial para os cursos na área? Raphael Flor: Estamos trabalhando neste intuito. A partir de 2012, por exemplo, todos os cursos de pós-graduação da Escola de Gestão e Negócios serão internacionais: alguns deles terão módulos fora do Brasil e outros terão a presença de professores internacionais da Rede Laureate que virão ao país para ensinarem módulos dentro desses cursos. Há sempre novas turmas de pós-graduação sendo formadas e o aluno pode acompanhar as novidades através do site www.unp.br. Lembrando que a carga horária disponibilizada para cada curso está de acordo com todos os critérios do MEC, inclusive com o mínimo de 360 horas para sua realização.

 

Saiba como participar da promoção Recomende um amigo para a Pós na contracapa da edição 251 do jornal UnP EM FOCO ou no facebook.com/unpsocialclube

Na foto: Gerente da Pós-graduação Raphael Flôr Karine Borges – coordenadora administrativa Fátima Figueiredo – Coordenadora acadêmica