Acessibilidade
3 de Março de 2016 20:32

Arte brasileira ganha forma e sabor com participação de alunos de Gastronomia na Laureate Culinary Cup

A etapa nacional da competição acontece dias 10 e 11/03, em São Paulo. Dupla vencedora representará o Brasil no Panamá.

O tempero de dois estudantes da Universidade Potiguar será posto à prova na Laureate Culinary Cup. Alunos de Gastronomia, Vitor de Carvalho e Gabriela Sales representarão a UnP na etapa nacional da competição, que acontecerá nos dias 10 e 11 de março, em São Paulo. O time vencedor levará o nome do Brasil à etapa mundial, que será realizada em maio na Universidad Interamericana de Panama, no Panamá.

A dupla desenvolveu um cardápio completo – com entrada, prato principal e sobremesa – em cima da temática da Gastronomia Brasileira. “Nós desenvolvemos preparações que se comunicassem com todas regiões, Sul, Sudeste, Norte, Centro-Oeste. Elas são produzidas a luz da nossa região, que é o Nordeste. Por exemplo, a nossa sobremesa tem forte característica nordestina, mas a calda tem ingredientes amazônicos”, detalhou o aluno da 3ª série, Vitor de Carvalho.

Partindo do movimento da Semana da Arte Moderna de 1922, mergulhando pelo regionalismo, o trabalho de Gabriela e Vitor homenageia nomes icônicos na cultura brasileira, como a artista plástica Tarsila do Amaral, o escritor Ariano Suassuna, o poeta potiguar Jorge Fernandes, e o maestro Heitor Villa-Lobos. “O movimento que fez esse questionamento: ‘hoje usamos muito de fora, mas cadê a nossa brasilidade?’ As nossas preparações e o trabalho teórico vêm dar uma margeada nisso tudo. Mostrando que o Movimento Modernista foi importante e, a partir daí, começou a se questionar cadê a nossa produção e se propor a mostrar para população o que o Brasil tem para oferecer”, completou Gabriela, concluinte do Curso.

Entre os pontos que serão avaliados durante a Culinary Cup estão questões de segurança alimentar, técnicas, disciplina, postura, fichas técnicas e o trabalho escrito. “Com isso, a gente também dialoga com o momento atual da gastronomia, onde tantos chefs que nós admiramos tem voltado para nossos produtos e, com a técnica correta, extraindo o melhor sabor“, disse Vitor.

Pela primeira vez participando de uma competição gastronômica, a dupla está preparada para disputar com estudantes da rede Laureate no Brasil. “Claro que queremos ganhar a competição, mas também uma oportunidade de conhecer o que as pessoas estão fazendo em outros locais. Acho também que é uma maneira de representar a bandeira do RN, porque se nós ganharmos, é o RN quem está ganhando”, concluiu Gabriela.

SERVIÇO
Laureate Culinary Cup 2016
Alunos de Gastronomia UnP
Data: 10 e 11/03
Local: Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo