Acessibilidade
30 de novembro de 2011 18:31

Artigo de pesquisadores da UnP é destaque em publicação internacional

Em sua próxima edição a revista Obesity Cirurgical trará um artigo desenvolvido por uma equipe formada por acadêmicos da Universidade Potiguar e da UFPE. A publicação surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos Cynthia Meira de Almeida Godoy e Alex L. Caetano, sob a orientação da Professora Kátia R. S. Viana, apresentado em 2010 ao curso de Nutrição da UnP.

A excelente qualidade do trabalho influiu para que a pesquisa prosseguisse, agora como artigo, após a graduação dos alunos, contando com a parceria do Professor Edmundo M. Ferraz, da Universidade Federal de Pernambuco e dos pesquisadores Eudes Paiva de Godoy e André Luis Costa Barbosa, membros da equipe cirúrgica do SUS. Juntos, os autores iniciaram estudos com pacientes submetidos à cirurgia de redução de estomago, investigando os efeitos e causas da intolerância a determinados alimentos pelos quais pessoas obesas sofrem após o tratamento.

A pesquisa foi realizada tomando como objeto os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde em Natal. De acordo com a Professora Kátia Viana a publicação do artigo foi extremamente difícil por causa do alto nível de exigências feita pela publicação, que uma referência internacional em sua área.