Acessibilidade
24 de julho de 2014 11:57

Artigo – Deu no The New York Times (Parte 2)

Dando continuidade ao tema da semana anterior (o artigo do NYT sobre o crescimento do segmento universitário brasileiro), vamos tratar hoje da importância do setor privado nesse processo.

O NYT faz diversas afirmações sobre isso, destacando-se:
– Fundos de Capital brasileiros e americanos estão ativamente participando desse crescimento;
– O Governo local tem interesse na participação do setor privado devido às limitações orçamentárias do setor público;
– Aquisições e fusões estão levando a uma concentração no setor de universidades privadas;
– Empresas privadas e o Governo vêm trabalhando em conjunto para expandir os programas de empréstimo (Fies) e bolsas (Prouni);
– Esses programas são os motores do crescimento das universidades privadas e alimentam a rentabilidade dos investimentos para os Fundos de Capital;
– A qualidade do ensino das instituições privadas é um tema de debate nacional.
Como se pode notar, o artigo é rico em trazer diversos temas polêmicos à tona.

Em minha análise, o artigo do NYT foi relativamente superficial nesta segunda parte do debate. O tema da eventual “alta rentabilidade” do setor foi tratado apenas focando-se no retorno dos investimentos feitos pelos Fundos de Capital. Naturalmente existe muito mais a ser debatido neste quesito, como a per-formance operacional de cada instituição e o nível de investi-mento necessário para mantê-las funcionando adequadamente.

Também achei pouco profunda a parte sobre a concentração do setor, que segue sendo ainda muito pulverizado, com milhares de instituições e com cerca de apenas 1/3 do mercado nas mãos das 10 maiores institui-ções. Também não houve discussões relevantes sobre o potencial das economias de escala aqui.

Por último, o tema da qualidade acadêmica, que deveria ser algo extremamente debatido, é tratado como algo “aceitável” nas condições atuais de jogo. Faltou aqui aprofundar diversos pontos relevantes, como: a parte regulatória, o papel da pesquisa, a importância da qualidade acadêmica para os candidatos às universidades, etc..

De qualquer maneira, minha intenção de dividir o artigo do NYT com vocês é, sobretudo, para levantar a bandeira da busca de uma educação melhor para o Brasil. Neste sentido, ter o prestigiado jornal americano dedicando um artigo inteiro para falar sobre nosso segmento de educação é bastante válido. Seja através da imprensa internacional, da mídia local ou mesmo de sociedades civis ou públicas, devemos sempre ter este tema em destaque. Somente assim poderemos sonhar em ter um país melhor para todos.