Acessibilidade
18 de junho de 2015 19:00

Artigo – Empreendedorismo social é diferencial para o desenvolvimento do RN e do país

Empreendedorismo é tema constante em todos espaços da sociedade, seja no meio acadêmico e escolar, na família, nas mídias sociais e no mercado de trabalho. Diariamente, empreendemos em novos planos para nossa vida pessoal, nossos estudos e nossa carreira, seja na criação e gestão da própria empresa, seja com ações de aperfeiçoamento profissional. Neste meio, vem ganhando destaque o empreendedor social: aquele que investe em soluções e ideias inovadoras para problemas sociais das sociedades em que vivem.

Estudantes e profissionais estão mais conectados ao meio em que atuam e desenvolvendo empreendimentos sociais de sucesso – e lucrativos – criando produtos e serviços voltados a preencher lacunas na sociedade, seja através da inclusão social, aumento da qualidade de vida e geração de renda a consumidores excluídos do mercado tradicional e moradores de localidades com precariedade na prestação de serviços básicos de saúde, saneamento, educação e cultura.

O empreendedor social deve estar atento às necessidades de sua comunidade e identificar qual tipo de negócio melhor as atendem. Além disso, ele deve ser essencialmente criativo e perseverante para encontrar soluções de captação de recursos para o desenvolvimento do projeto e engajamento de outras pessoas na mesma causa. Muitos já utilizam seu projeto social como principal fonte de renda; outros, como um diferencial no currículo e na carreira profissional. Mas a maior recompensa aos olhos do empreendedor social é mesmo o sorriso e o bem-estar de seus beneficiados.

Projetos sociais em nosso estado vêm trazendo excelentes resultados nas comunidades em que atuam, gerando renda para muitas famílias, diminuindo índices de criminalidade e contribuindo com ações de cidadania, cultura e lazer para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Pensando na importância que esses projetos adquirem em suas comunidades e no impacto positivo que eles vêm causando, a UnP criou o Iniciativa Jovem, um programa que seleciona e premia projetos sociais de vários estados do Nordeste. O Programa, que já premiou iniciativas de sucesso em nosso estado, integra o Prêmio Laureate Brasil, uma iniciativa da Rede Laureate em parceria com a Youth Action Net, criada para dar visibilidade nacional e internacional a projetos locais de grande impacto nas comunidades em que são desenvolvidos. Neste ano haverá mais uma seleção de projetos a serem apoiados pelo programa. O processo seletivo está aberto e os interessados devem inscrever suas propostas através do e-mail: socialresponse@unp.br. Essa é uma grande oportunidade para fortalecer ainda mais o empreendedorismo social em nossa região.