Acessibilidade
18 de agosto de 2014 08:30

Artigo – Empregabilidade e Tecnologia

A era da informação tecnológica, as redes sociais e a internet são ferramentas indispensáveis hoje para qualquer profissional. O avanço da tecnologia revolucionou de forma rápida e definitiva as relações das pessoas, como elas encaravam suas vidas e a relação delas com o mundo, que vem diminuindo cada vez mais o trabalho braçal.

O que observamos nas últimas décadas foram mudanças significativas em todas as áreas, seja no campo da saúde, dos entretenimentos, ou da educação e, com isso, trouxe um impacto sobre as pessoas em seus locais de trabalho, exigindo uma nova postura para os profissionais. Para se destacar e se estabilizar nesse novo cenário a nova regra é estar conectado com a tecnologia.

As novas tecnologias geraram um progresso perfeito e um ambiente de trabalho com uma maior produção e com a exigência da rapidez e inovação. Hoje a velocidade da informação, advinda desta tecnologia, se equipara a velocidade da luz, assim gerando cada vez mais oportunidades. Desde a Revolução Industrial as máquinas vêm substituindo a mão de obra humana. E num futuro próximo esta inteligência artificial será aplicada em programas de computador, aplicativos, jogos, aplicativos de segurança para sistemas de informação nas empresas, robôs que ajudarão a realização de tarefas, reconhecimento de voz e da escrita. Uma recente Pesquisa da Universidade de Oxford, diz que no futuro a Inteligência Artificial vai desempregar trabalhadores de baixa qualificação em uma quantidade muito maior do que a de novos empregos criados com a tecnologia. E você, já está conectado nessa nova era?

Se você ainda não está conectado é bom começar a rever seus paradigmas. O profissional “antenado” se atualiza e se prepara para o mercado de forma inteligente e rápida. Ele se aperfeiçoa através, por exemplo, da participação em MOOC, que são cursos on-line, gratuitos de grandes Universidades. Você já ouviu falar? Conheça os mais famosos: www.coursera.org e www.edx.org.

Esse profissional também compra e-books em livrarias virtuais do mundo inteiro e participa de eventos de sua área, ao vivo, sem sair de sua casa ou do escritório, assistindo em seus “aparatos” móveis (smartphones, tablets, entre outros). O futuro já chegou e que bom que eu e você estamos vivenciando essa nova era!