Acessibilidade
19 de novembro de 2015 18:01

Artigo – Entre expectativas, sonhos e vocação

Ao longo da minha vida profissional como executiva na área de educação, compartilho diariamente inúmeras histórias relacionadas às expectativas dos estudantes e sua trajetória em busca de uma formação superior.

Para milhares de alunos, é um caminho árduo, pois trata-se de um processo de transformação para a maturidade, em que expectativas, sonhos e vocação estão entrelaçados.

Nessa trajetória também estão incorporados os anseios dos pais e familiares. Muitas vezes são sonhos construídos com muitos coadjuvantes e nem sempre correspondem à perspectiva inicial do seu protagonista.

Se projetar no futuro faz parte desse exercício.

O que quero ser? Aonde quero ir? Qual meu papel para contribuir com um mundo melhor e, acima de tudo, fazer o melhor para si e para quem está a minha volta? Estas perguntas contribuem para que os jovens estudantes visualizem as oportunidades que podem, de fato, levá-los à realização profissional e pessoal.

É muito difícil se descobrir no meio do caminho e ter que voltar. Mas, pode se tornar ainda mais difícil chegar a concluir esse caminho sem a certeza de que é a escolha certa.

Cada vez mais acredito que caminhos bem planejados e direcionados fazem a diferença na vida das pessoas. Encontrar uma certeza vocacional pode parecer difícil inicialmente, mas essa busca interna pode trazer um forte impacto positivo na vida de cada um.

Entender sua vocação muda coração e mente, e pode te levar ao extraordinário.

Comprometer-se com seu próprio futuro é o primeiro passo para levar um indivíduo a ser bem-sucedido. Isso se faz com pequenas e decisivas atitudes.

Por essa razão, acredito que a família tem um papel essencial na orientação profissional da carreira dos seus filhos, não indicando o que eles devem fazer, mas contribuindo para que ele encontre sua verdadeira vocação e construa uma carreira sólida.

De muitos estudantes que recebi, nota-se que aqueles que têm autoconhecimento e se projetam no futuro são convictos, confiantes, determinados e perseverantes nesse caminho.  As inúmeras dificuldades que atravessam sua trajetória são mais facilmente superadas quando se sabe onde se quer chegar.

Os próximos meses, para muitos, constitui um o momento de decisão. Milhões de jovens disputam no Brasil uma vaga no Ensino Superior através de exames públicos (Enem) ou processos seletivos para instituições privadas. Lamentavelmente muitos também vão desistir no meio do caminho.