Acessibilidade
8 de outubro de 2015 13:55

Artigo – Ideias inovadoras mudam o mundo

Uma mente inquieta e empreendedora pode mudar o mundo. Não há nada mais poderoso que enxergar oportunidades de negócio e ao mesmo tempo promover desenvolvimento para a sociedade. Esse é o conceito básico do empreendedorismo social, uma cultura que vem, a cada dia, ganhando mais espaço em todo Brasil, sendo provocada e estimulada em diversas esferas, seja através de empresas privadas, instituições de ensino ou órgãos internacionais.

Em um país tão vasto e plural, pensar amplamente pode ser o caminho para encontrar soluções para problemas comuns. O jovem Vanderli Dantas é uma dessas pessoas que não param quietas e nos enchem de orgulho. Como todo potiguar, em especial aqueles que crescem no sertão, o caicoense conhece bem os efeitos da escassez e da falta d’água. Com curiosidade, estudo e afinco, ele idealizou o EVA Cleaning Water, um sistema que pretende fornecer um meio sustentável e de baixo custo para o tratamento da água, salinizada ou barrenta, usando apenas a absorção do calor solar como fonte de energia. A ideia inovadora já está classificada entre as 150 melhores do Brasil no Prêmio Santander Empreendedorismo, que teve um número recorde de quase 24 mil projetos nesse ano.

Ele é um exemplo de cidadão que investe firme no conhecimento e acredita que a educação é o combustível fundamental para o desenvolvimento humano. Atualmente estudante de Administração da UnP, Vanderli também possui diploma em Direito e Comércio Exterior.

É incrível ver o quanto a formação acadêmica é instigante e estimula os jovens brasileiros a transformarem realidades. O EVA não é apenas a solução para os nordestinos que sofrem com as secas históricas, mas pode ser a chance para pessoas que vivem em lugares, como alguns países da África, onde o acesso a água potável é restrito. E isso representa saúde para aqueles que não têm alternativa.

Em meio à crise hídrica que vemos evoluir no mundo inteiro, assim como as mudanças climáticas que a acompanham, um jovem potiguar faz sua parte para contribuir não só com a conscientização do homem quanto aos seus recursos, mas, também, mostrar que a ciência e educação podem fazer grande diferença na vida das pessoas e, mais que isso, salvar vidas.

Sim, Vanderli Dantas é um daqueles exemplos que devem ser seguidos e estimulados. Empreender faz parte do DNA do povo brasileiro e, além de ser um grande desenvolvedor de novos negócios, pode também ajudar a melhorar o mundo onde vivemos. Isso se consegue somente através de uma enorme força de vontade individual, aliada à educação eficiente e produtiva. Parabenizo não somente ao Vanderli, mas também aos três outros jovens potiguares que estão entre os 150 melhores projetos dos Prêmios Santander Universidades de 2015. Todos representam, certamente, excelentes exemplos de como a educação pode transformar nosso mundo!