Acessibilidade
15 de Janeiro de 2015 09:29

Artigo – A importância da escolha

A vida nos cobra decisões diariamente. Algumas menos importantes, outras mais relevantes e que são cruciais para o nosso futuro. A escolha de uma profissão, por exemplo, envolve muitas decisões. Observar quais as suas aptidões, afinidades e talentos; o que você gosta e não gosta de fazer; fazer uma lista de cursos de graduação alinhados com as suas características e perspectivas e, por fim, a escolha. Enfim, analisar esses pontos é uma tarefa difícil, porém, importante no processo de decisão. 

Tão importante quanto a escolha da profissão é a escolha da instituição de ensino em que cumprirá essa etapa de sua vida. Uma graduação pode durar entre 2 e 6 anos, que comporão sua vida acadêmica e consequente formação profissional. Para que esse período seja de fato aproveitado, permitindo o seu desenvolvimento intelectual para atuação no mercado, vários fatores precisam ser observados.

Uma Universidade deve oferecer subsídios para que essa formação seja completa e adequada às demandas atuais, sejam profissionais ou científicas, de acordo com a área escolhida. Um corpo docente altamente qualificado e atuante em suas respectivas áreas do saber forma a base para uma estrutura educacional sólida. Aliado a isso, uma matriz curricular elaborada de acordo com as necessidades do mercado, utilizando metodologias de ensino de ponta, certamente fornecerá o conhecimento esperado por alunos e pelos empregadores.

A prática da pesquisa e o estímulo ao empreendedorismo, além do esforço em manter os alunos mais próximos ao mercado através de programas ligados à empregabilidade são importantes diferenciais. Levando em consideração a globalização e o cenário internacional ao qual todos somos submetidos diariamente, a internacionalidade é, também, um ponto estratégico a ser avaliado.

Porém, muitos não sabem a respeito da possibilidade de corrigir uma decisão errada. Um aluno de curso superior tem sim a chance de se transferir para uma Instituição de Ensino Superior (IES) mais adequada e que atenda aos seus anseios. As IES frequentemente oferecem processos seletivos para vagas de transferência, de acordo com disponibilidade. É uma segunda chance para aqueles que se equivocaram ou se arrependeram da primeira escolha, mas têm a certeza de qual caminho querem seguir.

Em nosso caso, por exemplo, procuramos ajudar cada aluno em seu processo de decisão. O contato direto com o coordenador do curso é uma das diversas maneiras de tentar auxiliar o jovem nesse duro e difícil processo decisório. Somente o correto acesso às informações de cada IES e seus respectivos cursos é que pode municiar a eficiente decisão de uma mudança.

Se você é um deles, fique atento e observe os prazos. Escolha uma Universidade conceituada e completa e siga com tudo em direção ao seu objetivo.