Acessibilidade
2 de Abril de 2015 15:42

Artigo – Incubadoras de Empresas: uma ponte entre a concepção e a consolidação de empresas no mercado

Dando continuidade à série de artigos sobre empreendedorismo, em parceria com o nosso Centro de Excelência Empreende, nesta semana abordaremos a importância das incubadoras de empresas, com a colaboração da Professora Carolina Montenegro.

“Atualmente, o empreendedorismo pode ser considerado como um dos mais importantes fatores críticos de sucesso no desenvolvimento econômico e na geração de riquezas de um país. Discussões e desdobramentos desse tema têm causado grande interesse na sociedade e, assim, despertado órgãos públicos e privados para o desenvolvimento de programas voltados a amparar e dar suporte aos empreendedores que procuram criar novos negócios.

Diante desse contexto, como consequência natural do processo de desenvolvimento, surgem as incubadoras de empresas como órgãos de fomento à prática empreendedora. As incubadoras de empresas passam a participar diretamente do desenvolvimento econômico regional e passam a agir como participantes fundamentais do processo de formação de empreendedores e empresas, catalisando o processo pelo fato de abrigarem empresas emergentes em sua fase inicial, agindo como uma ponte entre a concepção e a consolidação da empresa no mercado.

A Universidade Potiguar como uma instituição reconhecida por possuir um DNA Empreendedor, aderiu ao movimento nacional de incubação, criando em 2014 a Incubadora Empreende UnP. A Incubadora, que faz parte do Centro de Empreendedorismo UnP – Empreende, é um espaço criado para estimular e apoiar o empreendedorismo e a inovação, oferecendo os programas de pré-incubação, voltado aos empreendimentos em fase de idealização, e de incubação, destinado a prestar suporte a empresas já constituídas, visando o fortalecimento e a consolidação no mercado.

Hoje, a Incubadora conta seis projetos pré-incubados e três empresas incubadas que estão sendo preparadas para alçar voos maiores, tanto de transformação de ideias inovadoras em negócios, como para gerar maior crescimento e escalabilidade de mercado, colaborando de forma direta para o desenvolvimento da nossa cidade, região e país.

Temos a certeza que, assim como é papel de uma Incubadora de bebês preservar e zelar pela saúde de pequenos e indefesos seres humanos na luta pela sobrevivência na fase do nascimento, é papel da Incubadora de Empresas preparar empreendedores e empresas iniciantes para lutar pela sobrevivência e por um lugar de destaque num mercado tão acirrado e competitivo.”